Após a expansão dos investimentos destinados a aprimoramentos e à introdução de novos serviços, houve uma expressiva redução, no ano passado, no tempo médio de espera por cirurgias eletivas nos hospitais vinculados à rede pública estadual de saúde, chegando a quase 70%.
De acordo com dados do relatório preliminar da Produção Hospitalar disponibilizado pelo Ministério da Saúde (SIH/SUS), o período médio de espera por procedimentos eletivos diminuiu de 464 dias em 17 de fevereiro de 2023 para 144 dias em 18 de janeiro de 2024.
“Este é um resultado significativo, pois conseguimos reduzir o tempo médio de espera de um ano e três meses para pouco mais de quatro meses. Nossa meta é avançar ainda mais!”, destaca Antonio Luiz, secretário da Saúde.
No ano passado, em março, o Governo do Piauí lançou o programa Saúde em Dia, intensificando os investimentos para aprimorar e expandir os serviços oferecidos pelos hospitais estaduais, resultando em um aumento substancial no número de procedimentos eletivos realizados em 2023.
LEIA TAMBÉM:
– Copa do Brasil: sorteio define jogos dos 25 times do Nordeste
– Dez experiências que você tem que ter no Carnaval de Recife
– Nordeste tem nove dos 10 destinos mais procurados no Carnaval
Ao todo, foram realizadas 20.844 cirurgias eletivas até novembro de 2023, representando um aumento de 45% em comparação com o mesmo período de 2022.
“Nosso objetivo é proporcionar um serviço de excelência aos piauienses, incluindo a redução máxima do tempo de espera por cirurgias eletivas”, conclui Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).