O município de São João do Arraial sediará, no sábado (29), a 19ª edição do Nordestão de Quadrilhas Juninas, evento regional promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas. É a primeira vez que o Piauí recebe o festival.
Ao todo, as 10 melhores quadrilhas juninas se apresentarão e competirão pelo título nordestino. O Piauí será representado por duas quadrilhas: Luar do São João, da cidade de Teresina e que venceu o 13º Festival Estadual de Quadrilhas Juninas do Piauí 2023, realizado durante o Festival Cultural dos Cocais de São João do Arraial. O grupo também foi o grande vencedor do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, deste ano.
A segunda quadrilha que representará o Piauí será a Mandacaru do Sertão, da cidade de Barras. O grupo junino foi o vice-campeão do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, também deste ano.
Além do concurso de quadrilhas, o Nordestão terá duas atrações musicais: a cantora pernambucana Gil Mendes e a banda piauiense Xenhenhem, que fecharão a noite do festival.
O 19º Nordestão de Quadrilhas Juninas é uma realização da Prefeitura de São João do Arraial, União Nordestina de Entidades Juninas (Unej), Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (Fequajupi) e Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Ordem de apresentação das quadrilhas juninas:
1ª – Paixão Nordestina (CE)
2ª – Balão Dourado (RN)
3ª – Mandacaru do Sertão (PI)
4ª – Arrasta Pé (MA)
5ª – Lageiro Seco (PB)
6ª – Luar do São João (PI)
7ª – Amanhecer do Sertão (AL)
8ª – Lumiar (PE)
9ª – Imperatriz do Forró (BA)
10ª – Século XX (CE)
REDAÇÃO