O evento teve patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer.
Com um percurso de 40 km, pelo qual cada competidor tinha que trilhar em três especiais, com aproximadamente seis horas de competição, o Piauí Rally Cup teve a sua segunda edição maior e melhor, no sábado (8), na Fazenda Meruoca, do Grupo Olho D’Água, a 40 km de Teresina. Muitos competidores de moto, quadriciclo, UTV e de carro 4×4 terminaram o evento elogiando a prova, caracterizando-a como bem organizada, técnica e bem sinalizada, o que aumentou um fator importante que os amantes do off road motorizado não abrem mão, a emoção e adrenalina. Participaram 51 pilotos de quatro estados e subiram ao pódio Piauí, Maranhão e Ceará. O evento teve patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).
A prova começou com a 1ª especial às 9h, em um percurso cercado de plantações de cana-de-açúcar, terrenos de muito barro solto, pedras, piçarra e trechos inóspitos, com alguns desfiladeiros, próximos a curvas perigosas, o que levou a direção técnica do rali a utilizar vários dias para concluir toda a logística de segurança do percurso, com marcações até de placas de caveira, sinalizando que nesses pontos a atenção deveria ser redobrada; mas nem todos prestaram atenção a esses detalhes que foram informados no briefing, na concessionária Velho Monge Power Sports. Alguns veículos de UTV capotaram, algumas quedas nas motos, pneus furados e problemas mecânicos, nada que tivesse que acionar as ambulâncias, sendo uma com UTI.
O piloto de UTV, de Fortaleza, Ceará, Alfeu de Castro, inscrito na categoria Turbo, sobrou em uma curva sinuosa que deveria ser feita à direita e tombou para a esquerda, ficando o UTV preso por uma árvore, o que evitou o veículo rolar para um abismo. Tudo bem com o piloto, sem nenhum arranhão e o resgate prontamente guinchou o veículo na 1ª especial. Ele ainda teve tempo hábil para disputar a 3ª especial e subiu ao pódio na quarta colocação, que teve como campeão da categoria Wagner Bezerra, também de Fortaleza.
O campeão da categoria UTV PRO, Isaac Aguiar, de Fortaleza, ficou satisfeito de participar das duas edições do Piauí Rally Cup. “Trouxemos a maior equipe de UTV, a Bontrack, com oito pilotos. Uma prova espetacular, a organização e a direção de provas espetaculares. Ano que vem, traremos o triplo de competidores. Andei muito bem, evitando erros e estou feliz por ter ficado em primeiro”, comentou o esportista.
Na categoria UTV Turbo Start, para iniciantes, o piloto de Teresina, Fernando Oliveira, teve o veículo capotado no km 20 da 2ª especial, foi resgatado e não teve chances de disputar a 3ª volta, sem nenhum problema físico. A paraense Melissa Matsunaga, pela segunda vez disputando o evento, teve um pneu totalmente destruído na última especial, após passar por uma pedra, e não chegou ao pódio. O campeão foi o piloto Allan Pacheco, de Barra do Corda, Maranhão, que teve na prova outros três competidores da modalidade, Equipe Johnny Racing. “Essa é a minha segunda competição nesse estilo, classifiquei em quinto no prólogo, mas tive problema mecânico e larguei na primeira especial em último. Adorei a prova, fui bem nas duas últimas especiais e espero voltar. A velocidade, a adrenalina, o percurso e o evento são muito bons”, disse, com empolgação.
O experiente Armando Bispo, de Fortaleza, ficou em 2º lugar na Turbo Start. Prestes a completar 70 anos de idade, ele disse que comemorou no Piauí Rally Cup 20 anos como piloto off road, dos quais tem na galeria muitos títulos importantes, de carro 4×4 e nos UTV, modalidade para a qual migrou em 2015. Ele venceu os dois últimos campeonatos cearense de rally e lidera o desta temporada.
Nas motos, destaque para o piloto de Floriano, Piauí, Ryan Medeiros, categoria RC1, que disputa provas tanto na modalidade regularidade, como velocidade, já tendo disputado o Rally dos Sertões, e é campeão piauiense de regularidade e FIM. Na RC2, vitória de Hugo Kennedy, Braga, de Presidente Prudente, Maranhão. O seu conterrâneo, Élio Silva Barros foi o campeão da RC3. Destaque nessa categoria para o 2º colocado, o experiente piloto de Teresina, Albert Miura, que possui uma longa trajetória nas competições de moto no Piauí, tendo alguns títulos de campeão piauiense na regularidade. O Piauí Rally Cup foi o seu retorno depois de alguns anos que ele vem disputando somente provas de motocross.
Nos quadriciclos, vitória de Felipe Viana, de Eusébio, Ceará. Nos carros, vitória do piloto de Teresina, Euler Evangelista de Almeida. O Piauí Rally Cup contou com uma super estrutura, com mais de 60 pessoas trabalhando direta e indiretamente da prova, desde sexta-feira, quando houve o prólogo, próximo à Av. Raul Lopes. Equipes de direção de prova, resgate médico, ambulâncias, Corpo de Bombeiros, policiamento ostensivo, equipes de sinalização de trilha, assessoria de imprensa, fotógrafos, cinegrafistas, secretaria de prova, staff, locução e apuração/cronometragem fizeram a estrutura funcionar.
Além do Governo do Piauí, o evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Semdec; Grupo Olho D’Água e CAN AM. Apoio: Nuts, Velho Monge e Posto Papa Léguas – Ipiranga. Realização: Account. Coprodução: X Brasil. Supervisão: Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação de Automobilismo do Estado do Piauí (Faepi) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
REDAÇÃO com Assessoria