Estado do Nordeste inova com teleconsulta médica nas escolas

FOTO DIVULGAÇÃO

O Governo do Piauí deu um passo inovador na integração entre educação e saúde, tornando-se o primeiro estado do Nordeste a implementar o Programa Saúde Digital em todas as escolas da rede estadual. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles, nesta segunda-feira (31), durante a inauguração de uma sala do programa no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no bairro Itararé, em Teresina. A princípio, as teleconsultas médicas abrangerão alunos, professores e funcionários.

Educação com acompanhamento médico e psicológico

A iniciativa busca garantir o acompanhamento médico e psicológico dos alunos dentro do ambiente escolar, promovendo bem-estar e melhor desempenho acadêmico. De acordo com o governador, todas as escolas estaduais contarão com salas do Saúde Digital ainda este ano. “É o Governo do Estado cuidando de todos os aspectos da vida dos nossos estudantes, para que eles concluam essa etapa mais preparados para o futuro”, ressaltou Fonteles.

Tecnologia e acesso à saúde dentro das escolas

As salas do Programa Saúde Digital serão equipadas com computadores, acesso à internet e permitirão consultas remotas para alunos a partir de 12 anos, além de professores e funcionários. O atendimento ocorrerá de duas formas:

  • Clínico geral e psicologia: sem necessidade de agendamento.

  • Especialidades médicas: com agendamento prévio.

foto divulgação

LEIA MAIS – Conheça a nordestina mãe de 2 governadores em estados diferentes

O programa disponibilizará atendimento em 10 especialidades médicas. São elas: dermatologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, ginecologia, endocrinologia, clínica geral, cardiologia, ortopedia e urologia—e também contará com suporte de nutricionistas e psicólogos.

De acordo com o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação foi essencial para viabilizar o projeto. “As escolas já oferecem a estrutura física, e nós implementamos o sistema e disponibilizamos a equipe médica para garantir o atendimento durante todo o dia”, explicou.

Assim, com essa ação, o Piauí se destaca como referência em inovação educacional e inclusão na saúde, unindo tecnologia e cuidado humanizado para transformar a vida dos estudantes.

LEIA TAMBÉM

Confira a programação do São João de Campina Grande 2025
Estado do Nordeste tem o 2º melhor salário inicial do Brasil
1º de Abril: O Dia da Mentira e a ligação com o Nordeste
Conheça as cidades mais altas de cada estado do Nordeste