O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPiauí ganha programa para impulsionar o empreendedorismo feminino

Piauí ganha programa para impulsionar o empreendedorismo feminino

Capacitar, qualificar e orientar mulheres de todo o estado quanto ao acesso ao crédito, apoiar o surgimento e formação de novos negócios, garantir igualdade, segurança econômica e transformação social para mulheres empreendedoras em diversos seguimentos. Esse é o objetivo do Programa Empreendendo Vidas, idealizado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e que será executado em conjunto com as concessionárias de PPP do Piauí, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado – Piauí Fomento.

O Programa Empreendendo Vidas tem início a partir de abril de 2022, atuando de forma gradual e sistemática, inicialmente com a formação de turmas piloto na capital e posteriormente com expansão para o interior. Este foi um dos projetos discutidos na manhã desta segunda-feira (04) no encontro da superintendente Érica Feitosa e sua equipe da Suparc com a nova governadora empossada, Regina Sousa, e o novo secretário de Governo, Antônio Rodrigues Neto, para tratar de forma geral dos projetos de parceria público privada em andamento e potenciais para 2022.

- Continua depois da publicidade -

Uma das ações do Programa é o Costurando o Empreendedorismo, com o objetivo de garantir qualificação profissional e contínua dos trabalhadores e empreendedores da área do Mercado Têxtil do Piauí. Através de parcerias, o Novo Piauí Center vai viabilizar um grande Projeto de Capacitação e Formação Técnica Profissionalizante com carga horária de 480 horas/aula que iniciará a partir de abril, onde serão exploradas técnicas avançadas em gestão de negócio. Ao final do curso, os participantes aptos e motivados a empreender, serão encaminhados a segunda fase, no qual terão suas ideias ou empreendimento incubados pelo período necessário a sua inserção e estabilização no mercado.

Já o projeto de extensão Produzindo o Futuro: Aromas e Sabores do Empreender visa proporcionar aos membros das entidades assistenciais beneficiadas pelo Banco de Alimentos conhecimentos sobre técnicas de conservação de alimentos e aplicações culinárias que possam originar novos produtos e gerar fonte de renda por parte dessa população. Neste projeto, o Instituto Federal do Piauí vai disponibilizar alunos da instituição para a realização dessas oficinas.

O terceiro projeto desenvolvido é o Mulheres Para o Mercado Empreendedor. Nele, as concessionárias do programa de PPP do Estado do Piauí, se dispõem a oferecer palestras e oficinas com temas fundamentais para a inclusão digital de mulher empreendedora e seus negócios, como Marketing Digital, Gestão de Social Média e até mesmo tutoriais de utilização de plataformas de comunicação como o WhatsApp Business. O Sebrae e IFPI, por sua vez, entram no Mulheres Para o Mercado, ao viabilizar e promover palestras, cursos e oficinas já disponíveis em suas plataformas e voltadas para o empreendedorismo.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste deve redobrar alerta após incêndios no Tocantins

É crucial a ação rápida no Combate às queimadas Com os incêndios florestais avançando rapidamente no Tocantins, os estados do Nordeste já ligaram o alerta...