O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPiauí Fomento firma parceria para facilitar acesso de produtores rurais ao crédito

Piauí Fomento firma parceria para facilitar acesso de produtores rurais ao crédito

Piauí Fomento firma parceria para facilitar acesso de produtores rurais ao crédito
A Cootapi prestará serviços de assistência técnica aos financiamentos que serão solicitados pelos produtores rurais.

Para ampliar a atuação e poder levar linhas de crédito aos produtores rurais das várias regiões do estado, a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Piauí Fomento firmou, nesta sexta-feira (27), termo de cooperação técnica com a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Cootapi). A solenidade foi realizada na sede da Vice-Governadoria do Estado e contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa, do presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Evérton, dos diretores Evaldo Ciríaco e Carlete Freitas, e de representantes da Cootapi.

- Continua depois da publicidade -

“Pela parceria, a cooperativa prestará serviços de assistência técnica aos financiamentos que serão solicitados pelos produtores rurais, além de possibilitar essa intermediação entre a instituição financeira e aqueles que estão necessitando de um apoio às suas atividades agrícolas nos mais distantes lugares do estado”, pontuou Luiz Carlos Evérton. Os recursos para a linha de crédito agrícola da Piauí Fomento são oriundos do Governo do Piauí, por meio do Fundo Especial de Produção (FEP).
Com taxas subsidiadas, o crédito é de até R$ 50 mil, com prazos que podem se estender a 60 meses, carência de até 12 meses e juros a 3% ao ano. Um socorro que vem apoiar o pequeno produtor rural também atingido pelos efeitos da pandemia.
“Os nossos esforços são para conseguirmos interiorizar a atuação da agência de fomento. Temos as condições e os recursos para atender quem precisa de crédito facilitado, especialmente neste momento, e, por outro lado, a cooperativa nos ajudará a mapear esses pequenos produtores rurais por todo o Piauí”, disse Regina Sousa, justificando a importância da parceria técnica.
Para a presidente da Cooperativa de Técnicos, Edinalva Costa, o termo assinado com a Piauí Fomento vai fortalecer a entidade porque vai gerar novos desafios profissionais. “Mas o mais importante será viabilizar, por meio de nossa intermediação, um apoio financeiro aos agricultores familiares, tão carentes de políticas públicas”, acrescentou Edinalva.
A Cootapi surgiu há 26 anos e conta em seus quadros de cooperados profissionais das diversas áreas ligadas ao campo: engenheiro agrônomo, técnicos em agropecuária, pedagogos, assistente social, técnico em contabilidade, técnico ambiental, e outros. Com esse time, a cooperativa dá todo o suporte técnico às atividades da agricultura familiar. Dentre os projetos a que está ligada, a cooperativa atua no Programa Viva o Semiárido, na Serra da Capivara, e o Progere, no Território dos Cocais. Ambos os projetos envolvem as atividades de apicultura, caprinocultura, avicultura, artesanato e quintais produtivos (Bioágua).
TEXTO: Rosalina Ferreira
FONTE: SECOM PI

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos