Os alunos do Ensino Fundamental conseguiram a 2ª colocação, entre os estados do Nordeste, na avaliação de língua portuguesa; e a 3ª colocação em matemática, entre os estados do Nordeste.
Os resultados de testes amostrais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019), referentes ao 2º ano do Ensino Fundamental em língua portuguesa e matemática, e do 9º ano em ciências humanas e da natureza, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quarta-feira (4), apontam que 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental encontram-se nos níveis 5 a 8 de proficiência em língua portuguesa, de acordo com as escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Ainda quanto à distribuição nos níveis da escala de proficiência de língua portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental, a avaliação revela que a maior parte dos estudantes (21,55%) concentra-se no nível 5 e 5,04% dos estudantes estão no nível 8 – um indicativo do domínio da maioria das habilidades testadas. Quando se trata de matemática, cerca de 50% dos alunos do 2º ano também se encontram entre os níveis 5 e 8 de proficiência.
Houve um grande avanço na qualidade da educação do Piauí. Os alunos do Ensino Fundamental conseguiram a 2ª colocação, entre os estados do Nordeste, na avaliação de língua portuguesa; e a 3ª colocação em matemática, entre os estados do Nordeste.
“O estado do Piauí tem o que comemorar novamente na Educação. Quero parabenizar cada um que faz parte da nossa educação e que contribuiu para esse importante desempenho dos nossos alunos, que permitiu colocar o Piauí na 12ª colocação entre todos os estados brasileiros”, celebra o governador Wellington Dias.
Isso se deve à continuidade das políticas públicas, com ações em regime de colaboração entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) e parceiros. De acordo com Ellen Gera Moura, secretário de Estado da Educação, este resultado advém do planejamento estratégico compartilhado com municípios, GREs, escolas, comunidade escolar e execução de programas de formação continuada, como Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 1 PNAIC, Mais Alfabetização, Mais Aprendizagem, Novo Mais Educação, focados na progressão das habilidades nas disciplinas de Português, Matemática e letramento das crianças.
Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa
Pensando em ampliar a parceria com os municípios, o Governo do Estado deve lançar ainda este ano, o Programa Estadual de Alfabetização na Idade Certa, em regime de colaboração com os municípios.
O programa faz parte de uma das estratégias do PRO Educação e oferecerá assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendam crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas.
“A ideia é construir uma política pública de regime de colaboração entre Estado e Municípios para, de maneira unificada, trabalhar a alfabetização de crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Vamos trabalhar com o apoio da Associação Bem Comum, da Fundação Lemann e do Instituto Natura, que têm um histórico de sucesso em outros estados como Ceará e Pernambuco e que estão servindo de modelo para o Piauí”, detalha Ellen Gera.
FONTE: SECOM PI