Início » Economia » Petrobras começa a extrair petróleo em novo local no Nordeste

Economia

Petrobras começa a extrair petróleo em novo local no Nordeste

Em outubro de 2023, o Ibama concedeu à Petrobras a licença de operação para realizar a perfuração de poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar, localizada na Margem Equatorial do Brasil. Dentro do escopo ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
19 de dezembro de 2023 - às 06:56
Atualizado 19 de dezembro de 2023 - às 06:56
3 min de leitura

Em outubro de 2023, o Ibama concedeu à Petrobras a licença de operação para realizar a perfuração de poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar, localizada na Margem Equatorial do Brasil. Dentro do escopo dessa licença ambiental, a Petrobras tem planos de realizar a perfuração no poço Anhangá, situado na concessão POT-M-762, a uma distância de 79 km da costa do estado do Rio Grande do Norte, próximo ao poço Pitu Oeste.

Ao mesmo tempo, o navio sonda da Petrobras designado para efetuar a perfuração no poço Pitu Oeste, na Bacia Potiguar (RN/CE), já chegou. De acordo com a empresa, a previsão é iniciar os trabalhos na região no próximo domingo (24), véspera de Natal. Essa perfuração marcará o retorno da Petrobras à Margem Equatorial, abrangendo do Rio Grande do Norte ao Amapá ao longo da costa brasileira.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A informação foi compartilhada por meio do X (antigo Twitter) pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates.

“A avaliação técnica e econômica de qualquer descoberta deve levar outros 8-12 meses. Até a produção efetiva, eventuais campos encontrados e considerados viáveis levarão outros 4-6 anos para conceber e desenvolver sua respectiva estrutura operacional”

, disse o presidente da estatal e ex-senador do Rio Grande do Norte.

O navio sonda possui 238 metros de comprimento. Ele é capaz de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços até 12.195 metros.

Produção de Petróleo no Rio Grande do Norte vem crescendo

Entre janeiro e outubro de 2023, a produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte registrou um aumento de 10,3%. As informações são do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O presidente da Redepetro-RN, Gutemberg Dias, atribui esse desempenho positivo no estado à atuação das principais operadoras de petróleo locais. Na PetroReconcavo, a produção de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) cresceu 36,7% do primeiro trimestre de 2022 ao terceiro trimestre de 2023. Enquanto na 3R Petroleum, a produção média aumentou impressionantes 252,5% ao longo de um ano.

Conforme os dados da ANP, a produção em janeiro atingiu 37.158 boe/d, chegando a 41.001 boe/d em outubro deste ano. Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, isso representa um aumento de 3,6% (em outubro de 2022, a produção foi de 39.555 boe/d). Gutemberg Dias, que lidera a Redepetro-RN, destaca que o desempenho positivo está diretamente relacionado, especialmente, à produção da PetroReconcavo. Dessa forma, ele vê que o crescimento na produção da 3R está associado à recente aquisição de campos da Petrobras.