Tim Gill participou de uma aula sobre meio ambiente junto com crianças da rede municipal navegando do Marco Zero até o Parque dos Manguezais
O especialista e pesquisador inglês em Primeira Infância, Tim Gill, esteve na tarde desta segunda-feira(09) a bordo do Barco Escola Águas do Capibaribe. Ele assistiu a uma aula sobre meio ambiente junto com alunos do 5º ano da Escola Novo Mangue, localizada na Joana Bezerra. Tim teve a oportunidade de navegar do Marco Zero, no Porto do Recife, até a Bacia do Pina, passando pelo Parque dos Manguezais (na altura do Shopping RioMar) seguindo até a Ilha de Deus.
Tim Gill é referência internacional em espaços urbanos para crianças e criador do dia Mundial do Aprender Brincando. Gill, que está realizando uma pesquisa mundial junto ao Churchill Fellowship project sobre experiências e projetos na área, escolheu a capital pernambucana como uma das referências em relação à Primeira Infância e, durante esta semana, irá conhecer as iniciativas locais voltadas para o tema. Recife possui mais de 70 ações voltadas para crianças de 0 a 6 anos.
No trajeto de barco, ele ficou impressionado com a beleza da cidade vista de um outro ângulo e afirmou que esse tipo de experiência é a melhor maneira de estudantes e a população dar importância para o rio. “Ver o rio de perto, sentir seu cheiro e conhecer as vidas que dependem dele é uma boa maneira de reconhecer sua importância para a cidade”, comentou Gill. Ele esteve acompanhado de representantes da Agência Recife para Inovação (ARIES) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
No Parque dos Manguezais no trecho do Shopping Rio Mar, acontece o encontro de cinco Rios: Ipojuca, Pina, Jiquiá, Tejipio e Jordão. A professora Mônica Coelho, que também é autora de livros infantis que tratam de meio ambiente, foi uma das que ministrou a aula durante o percurso e destacou que todas as vezes que as pessoas descartam o lixo em local incorreto, ele acaba nos rios e segue para os oceanos, prejudicando centenas de animais. “O manguezal serve de maternidade, berçário, refeitório e lar para muitos animais”, enfatizou.
Barco – Recife é pioneira na criação de um barco-escola, Águas do Capibaribe, que foi fundado há 16 anos com foco em ecopedagogia. Nele são realizados passeios-aula com até 50 pessoas nos turnos da manhã e tarde e a embarcação já atendeu mais 140 mil estudantes.