Uma cena impressionante chamou a atenção dos banhistas na Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí, nesta sexta-feira (13). Dois peixes de mais de 100 quilos cada foram capturados por pescadores locais.
Os peixes são da espécie Camurupim, considerada o gigante do Delta do Parnaíba e o mais cobiçado do litoral nordestino. Eles medem cerca de dois metros de comprimento e podem chegar a pesar até 200 quilos.
Apesar de ser um peixe de água salgada, o Camurupim já foi capturado no Rio São Francisco, mais de 200 quilômetros do litoral do Nordeste.
Espécie cobiçada e ameaçada
O Camurupim é um peixe de água salgada que migra para os rios durante o período reprodutivo, de agosto a novembro. Ele se alimenta de crustáceos, moluscos e pequenos peixes. Ele é muito apreciado pela sua carne saborosa e pela sua força e resistência na pesca esportiva.
LEIA TAMBÉM:
–A volta por cima de Padre Cícero: de quase excomungado a herói da pátria
– Nasa escolhe cidade do Nordeste para transmitir eclipse ao vivo
– Conheça a história da cidade no Nordeste que mudou de nome para Nossa Senhora Aparecida
– Bola de fogo no céu de capital do Nordeste intriga população
No entanto, o Camurupim é uma espécie ameaçada de extinção e a sua pesca é proibida neste período reprodutivo, segundo Cezar Fernandes, professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
“A espécie é muito comum na região, porém está na lista de ameaça de extinção. O peixe tem o ciclo de vida nos igarapés”, informou o professor.
Polêmica nas redes sociais
A captura dos peixes gigantes gerou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas criticaram a atitude dos pescadores, alegando que eles estavam contribuindo para a extinção da espécie. Outros elogiaram a façanha dos pescadores, dizendo que eles mereciam o prêmio pela sua habilidade e coragem.