Com mais de 8,2 mil novos postos de trabalho mês passado, saldo do ano é superior a 52 mil vagas criadas
Pela terceira vez consecutiva, o estado de Pernambuco registrou, no último mês de outubro, a mais expressiva geração de empregos no Nordeste, totalizando 8.272 novos postos de trabalho com carteira assinada. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, os dados de outubro indicam um aumento significativo de mais de 9,5%. Essas informações foram divulgadas nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Novo Caged. Ao longo dos primeiros dez meses do ano, o estado acumula um total de 52.477 empregos gerados.
A governadora Raquel Lyra destaca a consistência dos resultados, ressaltando que, apesar das adversidades financeiras ao longo do ano, o esforço dedicado ao trabalho está começando a se refletir positivamente. Ela enfatiza que a recuperação econômica está contribuindo não apenas para reequilibrar as contas, mas também para assegurar mais empregos e renda, combatendo assim os desafios sociais que precisam ser superados.
“A performance positiva na criação de empregos em outubro coloca Pernambuco como um destaque na região Nordeste. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas ao longo do ano com desequilíbrio nas contas e orçamento deficitário, nosso compromisso com o desenvolvimento está gerando resultados concretos. O esforço contínuo visa posicionar Pernambuco no caminho do progresso, proporcionando oportunidades de emprego e renda que são fundamentais para superarmos os desafios sociais do passado”, ressalta a governadora.
A secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade, destaca a análise do Caged, evidenciando que as ações implementadas desde o início do ano estão rendendo frutos positivos para a economia e a geração de empregos. Ela sublinha que, somente nos últimos três meses (agosto, setembro e outubro), foram criadas 42.881 vagas, representando expressivos 81,7% do total de empregos gerados desde janeiro. Outro ponto relevante em outubro é o notável crescimento nos setores de Serviços e Comércio, superando inclusive a Indústria na criação de empregos.
LEIA TAMBÉM:
– Cuscuz Paulista x Cuscuz do Nordeste? Conheça as diferenças e aprenda a fazer os dois
– Sertão do Nordeste tem usina de energia limpa híbrida; entenda
– Quais alimentos do Nordeste podem te ajudar no Projeto Verão?
Setores Produtivos
Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de outubro de 2023. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (3.119), Comércio (2.392) e Indústria (1.824). Em seguida, vieram Agropecuária (686) e Construção (251).
Sovre o Novo Caged
O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.