A competição teve início hoje na cidade do campeão mundial Italo Ferreira no Rio Grande do Norte.
A Pena vai promover a segunda etapa da Taça Brasil 2023 da Confederação Brasileira de Surf nesta semana em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. O prazo do CBSurf Pena Pro Baía Formosa começou nesta segunda-feira, porém o início da competição foi adiado para terça-feira na cidade do campeão mundial Italo Ferreira e do atual campeão brasileiro, Israel Junior.
Um total de 216 surfistas de 15 estados do país – 180 na categoria masculina e 36 na feminina – vai participar do evento, que será transmitido ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
“A gente pretendia colocar algumas baterias hoje na água, para dar a largada no evento. Mas, ficou decidido então, que a nossa chamada amanhã vai ser as 5 da manhã, para um possível início as 5h30 em condições melhores, para tentarmos fazer toda a primeira fase masculina”. Otávio Lima, um dos integrantes da comissão técnica da CBSurf
Caso essa previsão se confirme, serão realizadas 24 baterias da categoria masculina do CBSurf Pena Pro Baía Formosa, que tem 180 surfistas inscritos. Eles foram divididos em três rodadas com 24 baterias cada. Na primeira fase, estão 84 de 15 estados do país. Outros 48 entram na segunda fase e os participantes mais bem colocados no ranking da Confederação Brasileira de Surf, fazem parte da lista dos 48 principais cabeças de chave, que só estreiam na terceira fase.
A maioria dos competidores é de São Paulo, com 34 concorrentes ao título masculino. O segundo maior pelotão estadual é do Ceará com 30 surfistas, seguido pelo Rio Grande do Norte com 25, Santa Catarina com 21, Pernambuco com 14, Bahia com 11, Paraíba com 9, Rio de Janeiro com 8, Paraná com 6, Alagoas também com 6, Sergipe com 5, Rio Grande do Sul com 4, Espírito Santo com 3, Pará com 3 e Maranhão com 1 representante em Baía Formosa.
Na categoria feminina, as 36 participantes de 9 estados do Brasil, foram divididas nas 8 baterias da primeira fase do CBSurf Pena Pro Baía Formosa. A maioria das meninas também é de São Paulo, com 9 inscritas. Depois vem o Rio de Janeiro com 6, Ceará com 6 também, Paraná com 4, Santa Catarina com 3, Paraíba com 3, Pernambuco com 2, Bahia com 2 e Espírito Santo com 1. Curiosamente, não tem nenhuma competidora do Rio Grande do Norte.
Muitos surfistas ainda não conheciam a terra do primeiro campeão olímpico de surfe da história, que tem até uma estátua na cidade, construída pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Com a realização do CBSurf Pena Pro Baía Formosa, eles agora estão tendo a oportunidade de conhecer as ondas do Pontal, que formaram o campeão mundial Italo Ferreira e o atual campeão brasileiro da CBSurf, Israel Junior.
Outro paulista, Renan Pulga, campeão da etapa promovida pela Pena que fechou a Taça Brasil do ano passado em Paracuru, no Ceará, também comentou sobre estar em Baía Formosa pela primeira vez: “Era um sonho conhecer aqui. Estou ficando na casa do Leonardo Berbet, a família dele está me dando o maior suporte, me mostrando o caminho das pedras. É um point break de direitas, que acredito que se encaixa bem com meu surfe. Parecido com Paracuru, onde eu ganhei o campeonato da Pena no ano passado, então espero conseguir um bom resultado aqui”.
O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa é realizado com patrocínio da Pena e apoio da Prefeitura de Baía Formosa pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), da Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF), da Surfland e parafinas Fu-Wax. A competição será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
REDAÇÃO com Assessoria