Recentemente, Ministério do Turismo (MTur) destacou uma lista dos cinco destinos imperdíveis sugeridos para quem quer fugir do calor e curtir um clima mais ameno. A cidade de Pedro II é citada ao lado de Vitória da Conquista e Diamantina, na Bahia; Guaramiranga, no Ceará; e Gravatá, em Pernambuco. Segundo o órgão, o roteiro proporciona experiências em serras, cachoeiras e festivais temáticos. Conheça abaixo um pouco mais de uma dessas cidades.
Pedro II fica a aproximadamente 200 km de Teresina, a cidade possui, quase, 600 metros de altitude acima do mar, com temperaturas amenas e várias opções turísticas, incluindo esportes radicais. A cidade é conhecida pela extração de pedras de opala e produção de joias, mas também tem uma diversidade de outros atrativos turísticos que encantam cada vez mais os turistas, como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso e o Museu da Roça.
Morro do Gritador (Foto: Thiago Amaral)
Na região também existem mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados, sendo alguns deles: Serra do Quinto e Buriti Grande dos Aquiles, com gravuras de animais, homens e desenhos abstratos carregados de muita história.
A cidade também é palco do Festival de Inverno de Pedro II, um dos eventos mais charmosos e esperados pelos piauienses e turistas, que aproveitam para conhecer o local e seus atrativos. Criado em 2004, o evento ficou três anos sem ser realizado por causa da pandemia e retorna este ano, em sua 17ª edição, no período de 8 a 11 de junho. Além de shows musicais com artistas e bandas de renome nacional e internacional, o Festival de Inverno é também uma grande oportunidade para impulsionar o ecoturismo, o artesanato, a gastronomia, dentre muitos outros atrativos característicos de Pedro II.