Uma ave rara, nunca antes registrada no Brasil conforme ambientalistas, tem causado polêmica após aparecer na cidade de Patos do Piauí, distante mais de 400 km da capital Teresina. Trata-se da andorinha-cubana, cujo nome científico é Progne cryptoleuca.
E como se aparição dos pássaros já não fosse muito, eles escolheram a quadra poliesportiva da cidade para morar, o que fez a prefeitura fechar o local até que os bichos saiam de lá, e o começo de uma polêmica que parou a cidade.
Além disso, a grande quantidade de fezes dos animais também tem desagradado alguns moradores da cidade que tem cerca de 6.420 habitantes.
“São aves animadas, com o canto bonito. Por outro lado tem a questão da quadra, das fezes que elas deixam lá e às vezes caem na cabeça de quem tá andando pela rua. Tem gente que se agrada e outros não porque são muitas”, disse Cícero José de Sousa, morador da localidade Cajueiro.
Além da andorinha-cubana, outra espécie rara no país, a andorinha-do-caribe, também tem sido visto na cidade. O registro das aves ganhou grande repercussão nas redes sociais e foi feito pelo fotógrafo Eudes da Silva Feitosa.
“O Eudes Feitosa teve o prazer de fazer o primeiro registro do Brasil. A andorinha-cubana é o primeiro registro dela para o Brasil. É uma espécie raríssima, migra de Cuba para o Brasil, para a região do Piauí, oeste baiano. As outras duas espécies também são raras. Elas não vivem aqui, elas migram para o nosso país”, explica o biológo Thyago Almeida.
Fonte: Com o Cidade Verde.com
Foto: Eudes da Silva Feitosa