O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se destacou na 4ª edição da pesquisa “Parques do Brasil Percepções da População”. Com seus 155 mil hectares de dunas e lagoas, foi o terceiro parque mais lembrado pelos brasileiros. Ele ficou atrás apenas do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).
Desejo de visitar
Um dos destaques foi que 48% dos brasileiros já visitaram ou desejam visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A pesquisa é do Instituto Semeia com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Ekos Brasil. A princípio, o levantamento traz um panorama sobre a percepção, interação e reflexão das pessoas em relação aos parques naturais e urbanos do país.
Ao mesmo tempo, os dados apontam fatores que contribuíram para a memorização do local, como a forte presença do destino nas mídias sociais, aparições em novelas e programas de televisão que incentivam a divulgação de destinos turísticos.
“Ninguém visita um lugar que não conhece. A conclusão da pesquisa nos alegra muito, pois comprova o empenho do Governo do Estado em incentivar a conservação das riquezas do turismo no Maranhão e em pensar em estratégias que atraiam mais visitantes. Queremos que conheçam o que há de melhor nesta região, sempre aliando turismo sustentável, geração de emprego e desenvolvimento”, afirmou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste terá réplica da capela das aparições de Fátima
– Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo
De acordo com Júnior Mota, superintendente do Polo Lençóis e Delta da Setur-MA, o reconhecimento é uma grande conquista para todos os investidores e envolvidos na promoção turística do Maranhão. “É uma excelente oportunidade para investir no turismo do Maranhão. Aqui temos uma diversidade cultural única. Com a promoção do destino em outros estados e países, fortalecemos a cada dia a cadeia do turismo”, disse Júnior.