O Nordeste está em evidência no cenário internacional da educação superior. De acrodo com a avaliação do Center for World University Rankings (CWUR), três universidades da região estão entre as mil melhores do mundo. Essa análise é feita com base em sete indicadores. Ao mesmo tempo, abrange desde o sucesso acadêmico dos ex-alunos até a qualidade do corpo docente e da pesquisa realizada pelas instituições.
Quais universidades do Nordeste estão entre as melhores do mundo?
Entre as mil melhores do mundo, destacam-se a Universidade Federal de Pernambuco, posicionada em 884º lugar, seguida pela Universidade Federal do Ceará, na posição 947º, e pela Universidade Federal da Bahia, ocupando o 998º lugar. Essa conquista reforça o compromisso e a excelência acadêmica das instituições de ensino superior da região.
Posicionamento Nacional
No contexto nacional, a Universidade de Campinas (UNICAMP) se destaca como a melhor colocada do país, ocupando a posição 370 no ranking mundial. Logo após, vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na posição 401, e a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), fechando o pódio nacional na posição 437.
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
– Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
– Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas
Como ocorre o levantamento para o ranking
A elaboração do ranking é com base em sete indicadores sólidos e orientados por resultados. O agrupamento dos quesito ocorre em quatro pilares principais: educação (que avalia o sucesso acadêmico dos ex-alunos, considerando o tamanho da instituição), empregabilidade (também relacionada ao tamanho da universidade), corpo docente e pesquisa.
Em resumo, Center for World University Rankings (CWUR) desde 2012 tem um papel fundamental na área de ensino superior. Ele fornece consultoria e divulga este ranking de universidades. Dessa forma, é possível perceber a relevância do ensino superior do Nordeste. Contudo, ainda reflete a disparidade que existe entre as regiões e como as universidades nordestinas ainda precisam avançar com relação ao Sul e Sudeste.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. A UFPE oferece uma ampla gama de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. A universidade é também um centro de pesquisa científica de ponta, avaliada positivamente pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT). Além disso, a UFPE possui um Parque Tecnológico que fomenta a inovação e a colaboração entre a universidade e a indústria, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
Por dentro da Universidade Federal da Bahia
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. Tem uma história que remonta à fundação da Escola de Cirurgia da Bahia em 1808. A UFBA é a maior universidade do estado da Bahia e é reconhecida por sua influência acadêmica e cultural. Oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação, além de programas de pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, tem um índice geral de cursos avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação. Também se destaca também por sua estrutura física e administrativa, que inclui unidades de moradia universitária e serviços de alimentação, apoiando a permanência estudantil.
Por dentro da Universidade Federal do Ceará
A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi fundada em 1954 e é um dos mais um importantes centro de ensino, pesquisa e extensão no estado do Ceará. A universidade possui oito campi distribuídos pelo estado. Desse modo, oferecendo uma diversidade de cursos nas mais variadas áreas do conhecimento. Além disso, conta com pós-graduação em diversas áreas e contribui em forma ativa para o desenvolvimento da região.