O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaParque Nacional de Jericoacoara pode ganhar gestão compartilhada

Parque Nacional de Jericoacoara pode ganhar gestão compartilhada

Estado do Ceará pleiteia um comitê gerenciador do Parque, com envolvimento da União, Estado e Municípios

O Presidente Lula, governador Elmano de Freitas e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniram para abordar a questão do Parque Nacional de Jericoacoara, situado na costa do Ceará. Segundo o governador, o presidente instruiu a União e o Estado do Ceará a dialogarem para chegarem a um entendimento sobre a gestão conjunta desse território.

“Na AGU, dispomos de uma Câmara de Conciliação, onde buscaremos construir um acordo entre o Governo do Ceará e o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente. O Ceará advoga pela gestão compartilhada entre o Governo Estadual e o Governo Federal. Já firmamos um compromisso com o Ministro Jorge Messias [da AGU] para iniciar o processo. Portanto, teremos sessões de conciliação para alcançar um entendimento mútuo”, explicou Elmano.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM
Eclipse Solar fará ‘show especial’ no céu de 5 cidades do Nordeste
Nordeste mostra sua diversidade com os indicados ao Grammy Latino
Estado do Nordeste vai receber 1 milhão de turistas e R$ 2 bi na economia na alta temporada
Estado do Nordeste vai puxar o crescimento do Brasil em 2023
NORDESTE DE OLHO: projeção de crescimento da economia no Brasil dispara

Pedra Furada é um dos principais atrativos do parque. Crédito: Jade Queiroz/MTur

Na última sexta-feira (15), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, lançou um novo edital para concessão de serviços de apoio à visitação no Parque Nacional de Jericoacoara. De acordo com o governador, o documento ainda não contempla as propostas do Estado.

“Nossa visão é que devemos estabelecer um comitê gestor para o Parque Nacional, composto pelo Governo Federal, Governo Estadual e municípios, uma vez que envolve três cidades. Dessa forma, as decisões de gestão seriam compartilhadas entre os diversos envolvidos. Afinal, é do interesse da União, por se tratar de um parque nacional, do Estado, por ser um território do Ceará, e dos municípios, por impactar no desenvolvimento econômico do turismo local. Acreditamos que este é o melhor caminho”, defendeu.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...