O Centro do Recife está passando por um processo de revitalização e modernização, com a participação do comércio e do poder público. A CDL Recife reuniu-se com a sua diretoria e os comerciantes da região para mostrar as iniciativas que estão sendo desenvolvidas em parceria para melhorar o local que é o coração da cidade. O encontro contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e de três secretários municipais: Joana Florêncio (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Carlos Muniz (Secretaria de Política Urbana e Licenciamento) e Ana Paula Vilaça (chefe do Gabinete do Centro do Recife – Recentro). Também participaram o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões, o coronel Felipe, responsável pela segurança pública da área, e o consultor Francisco Cunha, que falou sobre urbanismo e mobilidade.
O prefeito destacou a importância dessa parceria com o comércio e lembrou a tradição que o centro tem na história da cidade. Ele disse que há um plano que está sendo executado com ações de curto, médio e longo prazos, no âmbito municipal. Ele também citou a existência de uma frente parlamentar em defesa dos centros, nos níveis estadual e federal, e a inspiração de experiências bem-sucedidas em outros lugares como boa prática. “Queremos que o Centro não seja só um lugar de passagem, mas de permanência e prioridade para a cidade”, afirmou João Campos.
O presidente da CDL Recife, Fred Leal, agradeceu o apoio dos lojistas e a parceria com a gestão pública, em várias ações, para atender às demandas do comércio. Ele também aproveitou a oportunidade para pedir atenção não só ao Bairro do Recife, Santo Antônio e São José, mas também à Boa Vista e arredores.
Atração de empresas
Para que o Centro se torne mais viável e atraia empresas que invistam na região, o prefeito destacou aspectos fundamentais: a questão tributária, o crédito imobiliário e agilidade no licenciamento e questão fundiária. Ele destacou ainda o programa Recentro, que envolve ações de manutenção e desenvolvimento integrado e que também inclui a concessão de benefícios fiscais. Entre algumas áreas em andamento, recuperação da Avenida Dantas Barreto, o Parque Capibaribe, moradia na Avenida Guararapes e urbanização da Ilha de Antônio Vaz.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Financiamento e modelos tributários
Por meio do Recentro, a CDL Recife espera renovação na infraestrutura, atração de investimentos, incentivo à moradia, preservação do patrimônio histórico e cultural, estímulo ao turismo e outros projetos. Para o presidente da Ademi-PE, Rafael Tenório, o desafio atual não é tanto o financiamento para pessoa jurídica e sim para pessoa física. “Hoje, existem regimes especiais de tributação para incorporação imobiliária que já reduzem significativamente”, argumentou. Ele sugere modelos tributários de impostos estaduais para impulsionar o mercado imobiliário.
Destravando
Ana Paula Vilaça informou que há uma equipe específica para acolher e permitir a atração de investimentos e destravar projetos e a parte burocrática. Apontou, inclusive, a instalação de cinco novos empreendimentos no Centro, a exemplo da Datamétrica, Consulado Americano e a multinacional na área de tecnologia Liferay. Sem falar da chegada do Hotel Marina Porto Novo e Centro de Convenções. Lembrou ainda da ida de serviços públicos municipais para a área central da cidade.