O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), firmou uma importante parceria com a Moto Honda da Amazônia para promover ações educativas destinadas a motociclistas em todo o estado.
O termo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (18) pelo governador Carlos Brandão, o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, e o diretor executivo de Relações Institucionais da Honda, Marcos Bento.
O principal objetivo dessa parceria é reduzir os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas, promovendo uma cultura de paz no trânsito. “Nesse primeiro momento assinamos um termo de cooperação para fazermos cursos de capacitação para melhorar a educação no trânsito. Temos muitas vítimas no trânsito e sabemos que a maioria são condutores de motos, por isso é necessário o uso do capacete, é necessária orientação, para que acima de tudo possamos salvar vidas, esse é o propósito”, destacou o governador Carlos Brandão.
Educação no Trânsito como prioridade

A iniciativa prevê a realização de cursos de capacitação, palestras, blitzes educativas e fiscalizatórias, que serão realizadas tanto na capital quanto em cidades estratégicas do interior do Maranhão. As ações visam conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso do capacete, o cumprimento das normas de trânsito e a adoção de comportamentos seguros.
De acordo com o diretor executivo de Relações Institucionais da Honda, Marcos Bento, a parceria é essencial para levar educação e conscientização ao maior número de pessoas possível. “Essa é uma parceria muito importante para a Honda cujo objetivo é levar segurança no trânsito e queremos iniciar as ações não apenas na capital, mas também em cidades estratégicas do interior do estado. Essa forma de levar educação é muito importante para salvarmos vidas. Agradeço muito ao governador Carlos Brandão e ao Detran, na pessoa do diretor-geral Diego Rolim, para que essa parceria possa ser frutífera”, comentou.
Meta é reduzir acidentes e salvar vidas
O termo de cooperação técnica firmado fortalece a parceria público-privada na educação para o trânsito e contribui diretamente para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O plano tem como objetivo principal reduzir para a metade o índice nacional de mortos no trânsito.
Com essa iniciativa, espera-se que as ações educativas e de conscientização possam alcançar o maior número possível de motociclistas e transformar a realidade do trânsito maranhense. “Com isso vamos orientar e reduzir o número de acidentes em nosso estado. Estou muito otimista que conseguiremos alcançar muitas pessoas”, completou o governador Carlos Brandão.
A Honda, que já mantém parcerias semelhantes em diversas cidades brasileiras, reforça seu compromisso com a segurança e educação no trânsito. Este projeto é mais um exemplo de como a cooperação entre o setor público e privado pode trazer resultados concretos na preservação de vidas.
LEIA TAMBÉM
– Expansão da Log CP no Nordeste tem investimentos no Ceará e Paraíba
– A história de um baiano que há 98 anos pedalou sozinho até NY
– Transporte de transformador na BR vira carnaval fora de época
– Conheça o potencial econômico dos Bioinsumos do Nordeste