O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaParaibano será o novo presidente do TCU

Paraibano será o novo presidente do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o nome do paraibano Vital do Rêgo Filho, conhecido como Vitalzinho, como seu novo presidente para o mandato de 2025.

Ele foi eleito por unanimidade pelos ministros da instituição, em um processo que respeita a tradição de antiguidade no tribunal. Vital assume oficialmente suas funções no dia 1º de janeiro de 2025, após a cerimônia de posse marcada para 11 de dezembro de 2024.

- Continua depois da publicidade -

Uma carreira marcada pela política e pelo serviço público

Vital do Rêgo tem uma longa trajetória na política brasileira e no serviço público, construída ao longo de mais de três décadas. Aos 25 anos, iniciou sua carreira como vereador em Campina Grande, cidade onde nasceu. Desde então, ocupou os cargos de:

  • Deputado Estadual
  • Deputado Federal
  • Senador pela Paraíba

Ele ingressou no TCU em 2015, indicado pelo Senado Federal, e desde então, atua como ministro. Vital é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A influência política de sua família é marcante. Ele é filho do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo e da ex-senadora Nilda Gondim, além de ser irmão do atual senador Veneziano Vital do Rêgo. Sua mãe, Nilda, também carrega a herança política do avô, Pedro Gondim, ex-governador da Paraíba.

Vitalzinho. foto: Agência Senado
Vitalzinho tem uma longa trajetória na política paraibana. foto: Agência Senado

Vital do Rêgo e a Presidência do TCU

A princípio, Vitalzinho chega ao cargo máximo do Tribunal de Contas da União com a responsabilidade de liderar uma das instituições mais importantes para o controle público no Brasil.

Ele assume o comando do TCU em um momento de grandes desafios para a fiscalização de recursos públicos no Brasil. Com sua experiência e conexão com as raízes políticas da Paraíba, espera-se que ele contribua para o fortalecimento da transparência, do controle público e da eficiência administrativa no país.

Em suma, a escolha de Vital para a presidência do TCU é mais uma demonstração do protagonismo do Nordeste no cenário político e administrativo nacional. Dessa forma, reafirmando a relevância da região na condução de decisões estratégicas para o Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste cresce, mas ainda luta para elevar renda da população
Maior cidade do Nordeste registra menor número de homicídios desde 2009
Nordeste tem três cidades na lista do Verão do Poliamor

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem novo alerta de chuvas intensas em seis estados

O Nordeste brasileiro enfrenta mais um episódio de alerta para chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A área abrange seis estados...