Início » Economia » Paraíba triplica geração de energia eólica e vai debater potencialidades no Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’

Economia

Paraíba triplica geração de energia eólica e vai debater potencialidades no Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’

Em pouco mais de um ano, a Paraíba mais que triplicou a capacidade instalada de geração de energia eólica. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Antes de mais nada, em setembro ...
Redação, da Agência NE9
10 de outubro de 2022 - às 08:37
Atualizado 10 de outubro de 2022 - às 08:37
3 min de leitura

Em pouco mais de um ano, a Paraíba mais que triplicou a capacidade instalada de geração de energia eólica. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Antes de mais nada, em setembro de 2020, o Estado tinha 15 parques eólicos com capacidade instalada de 157 MW. Suficiente para abastecer 78.500 domicílios. O Nordeste como um todo tem se destacado, cada vez mais, dentro e fora do Brasil pela produção de energia limpa. Somente no mês de agosto, a energia média gerada em um dia chegou a 13.380 mwa, suficiente para suprir toda a região e ainda exportar uma parte para o restante do País.

A princípio, a produção de energia limpa será um dos temas discutidos durante ‘Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’. O evento é uma promoção da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Confederação das Associações de Municípios (CNM).

De antemão, entre os debatedores estão o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre; o prefeito de São José do Sabugi, João Domiciano Dantas Segundo; além do Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração da ANEEL, Carlos Eduardo Cabral Carvalho e o Superintendente Executivo de Governo da C aixa Econômica Federal, Martoni Sobral. O evento vai reunir os presidentes de associações municipalistas do Nordeste e acontece na próxima sexta-feira (14), em João Pessoa.

Investimentos

Na região Nordeste, a Paraíba fica atrás dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco. Por outro lado, os investimentos na Paraíba, nos últimos anos, já passam dos R$ 3 bilhões, de acordo com o Governo do Estado. Até o fim de 2023, serão mais 17 parques eólicos. Os empreendimentos já estão autorizados. Segundo a Aneel, a potência instalada será de mais 693 MW. O suficiente para abastecer mais de 346 mil famílias.

O ‘Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ tem como objetivo discutir estratégias socioeconômicas que fomentem o desenvolvimento para a região, buscando encontrar soluções para projetos comuns às cidades. Ao mesmo tempo, o evento vai debater e defender as pautas que tramitam no Congresso. As matérias são importantes para o fortalecimento das políticas públicas municipais e dos estados.

Nesse sentido, “teremos um grande encontro para discutir as potencialidades da nossa região e também as pautas prioritárias dos municípios. Então, o Nordeste vai se encontrar em João Pessoa. Aqui teremos debates importantes como as potencialidades turísticas da Paraíba, energia limpa e financiamento para energia renovável; além de novas tecnologias que auxiliam no dia a dia das gestões municipais”, disse George Coelho, presidente da Famup.