Início » Economia » Paraíba tem 2º maior crescimento do setor de serviços do Brasil, aponta IBGE

Economia

Paraíba tem 2º maior crescimento do setor de serviços do Brasil, aponta IBGE

Alta foi de 9% em novembro de 2025, puxada por turismo, transporte e tecnologia da informação; se destaca em emprego e PIB A Paraíba registrou um dos melhores desempenhos do país no setor de serviços ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
15 de janeiro de 2026 - às 06:45
Atualizado 15 de janeiro de 2026 - às 06:45
4 min de leitura
Sergipe tem crescimento no setor de serviços com alta de 10% Foto Arthuro Paganini
Sergipe tem crescimento no setor de serviços Foto Arthuro Paganini

Alta foi de 9% em novembro de 2025, puxada por turismo, transporte e tecnologia da informação; se destaca em emprego e PIB

A Paraíba registrou um dos melhores desempenhos do país no setor de serviços em 2025. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE, o estado apresentou crescimento de 9% em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2024 — a segunda maior taxa entre as 27 unidades da Federação, ficando atrás apenas do Pará, que liderou com 10,9%. No mesmo período, a média nacional foi de 2,5%.

O setor de serviços engloba atividades como transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação, áreas que vêm apresentando forte dinamismo na economia paraibana.

setor de serviços
setor de serviços

📊 Paraíba lidera crescimento mensal no país

Na comparação entre novembro e outubro de 2025, a Paraíba também obteve destaque nacional, com alta de 2,9%, o melhor resultado do Brasil no período. Enquanto isso, o indicador nacional apresentou leve retração de -0,1%, e 17 estados registraram queda no volume de serviços.

O dado reforça a consistência do crescimento ao longo do ano e indica retomada sólida das atividades ligadas ao consumo, ao turismo e aos serviços corporativos.

📈 Estado tem 2ª maior alta acumulada do país em 2025

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, a Paraíba registrou crescimento de 5,8%, mais que o dobro da média nacional (2,5%) e garantiu ao estado a segunda maior taxa do país no período, atrás apenas do Distrito Federal (7,6%).

O resultado é sustentado por desempenho positivo em 10 dos 11 meses do ano, demonstrando regularidade no avanço do setor.

✈️ Turismo e tecnologia impulsionam os resultados

Entre os segmentos que mais contribuíram para o crescimento em novembro, destacam-se as atividades turísticas, impulsionadas principalmente por:

  • transporte aéreo de passageiros;
  • serviços de bufê;
  • reservas e serviços ligados à hospedagem.

Já no acumulado do ano, o maior impacto positivo veio do ramo de informação e comunicação, com destaque para:

  • portais e provedores de conteúdo na internet;
  • desenvolvimento e licenciamento de softwares;
  • consultoria em tecnologia da informação;
  • serviços de hospedagem de dados e aplicações;
  • desenvolvimento de sistemas sob encomenda e suporte técnico em TI.

Ao todo, 53,6% dos 166 tipos de serviços pesquisados apresentaram crescimento no estado em 2025.

LEIA TAMBÉM

💼 Serviços puxam emprego e PIB na Paraíba

Os bons resultados também aparecem nos indicadores de emprego e Produto Interno Bruto (PIB). De janeiro a novembro de 2025, o setor de serviços gerou saldo positivo de 24.335 empregos com carteira assinada, o que representa 73% de todo o saldo de vagas do estado no período.

No total, a Paraíba criou mais de 111 mil postos de trabalho no setor, contra cerca de 87 mil desligamentos.

Já o PIB de Serviços, que responde por quase 70% da economia paraibana, teve crescimento estimado em 5,5% em 2025, segundo a última projeção do Banco do Brasil — mais que o dobro do crescimento previsto para o Brasil (2,2%) e para a Região Nordeste (2,2%).

📌 O que mede a Pesquisa Mensal de Serviços

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) acompanha o comportamento do setor de serviços no Brasil e nos estados, analisando a receita bruta real de empresas formalizadas com 20 ou mais trabalhadores, cuja atividade principal seja um serviço não financeiro. Ficam de fora os segmentos de saúde e educação.

Portanto, ao lado da administração pública e do comércio, o setor de serviços tem peso decisivo na composição do PIB nacional e estadual, sendo um dos principais termômetros da atividade econômica.

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.