De janeiro a junho deste ano, a Paraíba registrou a abertura de 21.517 novos microempreendedores individuais, conforme levantamento do Sebrae/PB feito com base em dados da Receita Federal. Deste total, 21.193 seguem em atividade no estado. Os dados relacionados a MEIs nascentes na Paraíba apontam, também, que as cidades de João Pessoa e Campina Grande foram os que registraram maior abertura de novos microempreendedores individuais no período.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o estado teve uma leve queda no número de MEIs nascentes: em 2021 foram abertos 22.056, o que significa uma redução de 2,4%. Dos 21.517 novos microempreendedores individuais abertos no estado, 8.257 foram abertos em João Pessoa e 3.040 em Campina Grande. Outras cidades que se destacaram em termos de abertura de novos MEIs foram Santa Rita (1.014), Patos (888) e Bayeux (721). Essas cinco cidades juntas foram responsáveis por 64,7% dos registros de novos MEIs.
A analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola, explicou que em 2021 a economia ainda estava tentando se recuperar da queda ocasionada pela pandemia da Covid-19. “Muitos negócios foram abertos por escassez de emprego, ou seja, por necessidade. Já em 2022, o empreendedorismo foi visto como oportunidade, já que o consumo está em aquecimento, gerando mais renda e oportunidade de emprego. Então, avalio como bastante positivo o número de abertura de MEIs neste ano”, afirmou.
O levantamento revela, ainda, que a atividade de comércio varejista de vestuário e acessórios foi a que mais registrou abertura de MEIs nos seis primeiros meses de 2022, com 1.357 novos negócios no período. Em seguida, aparecem as seguintes atividades: cabeleireiros, manicure e pedicure (929), promoção de vendas (859), comércio varejista de bebidas (751), minimercados (693) e atividades de ensino (592).
“O MEI pode contratar até um funcionário com carteira assinada, mas está tramitando na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que objetiva aumentar a contratação para até dois funcionários e aumentar o limite do faturamento anual, que atualmente é de R$ 81 mil e passaria a ser de R$ 131 mil”, informou a analista, acrescentando dicas para aquele que sonha em abrir o próprio negócio. “Ele deve estar atento às tendências e à forma de consumo dos brasileiros, além de saber estratégias e os principais canais de marketing e vendas. É preciso, também, estudar a fundo sobre o ramo de atividade que deseja atuar e realizar o plano de negócios para analisar a viabilidade do negócio”, enumerou.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.