O governador João Azevêdo participou ontem no auditório do Sebrae, em João Pessoa, da apresentação do Atlas Solarimétrico da Paraíba.
O Atlas Solarimétrico é uma ferramenta interativa que identifica as regiões mais promissoras da fonte de energia solar. A apresentação ocorreu utilizando-se de nova ferramenta de pesquisa, no formato de uma busca e seleção no mapa georreferenciado, permitindo simulações de sistemas fotovoltaicos a partir de qualquer local de interesse selecionado.
O projeto teve um investimento total de R$ 1,2 milhão, provenientes dos recursos próprios do estado.A iniciativa tem como objetivo auxiliar investidores, consultores, pesquisadores e profissionais da área no desenvolvimento de estudos e empreendimentos relacionados à energia solar.
Além disso, visa contribuir para consolidar a inserção da Paraíba nos cenários nacional e internacional de investimentos no setor fotovoltaico.
Durante o evento, o governador destacou o esforço do governo para lançar o Atlas Solarimétrico e atrair novos investimentos no setor. O governador ressaltou que as informações disponíveis no Atlas permitirão que empresas de todo o mundo simulem projetos na Paraíba, sem custos de deslocamento.
A ferramenta apresenta a potencialidade do estado na geração de energia solar e destaca a vocação do Nordeste para a energia renovável.
O secretário de estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos destacou que o Atlas irá auxiliar na consolidação de investimentos nacionais e internacionais.
O secretário executivo da Energia enfatizou a importância da iniciativa do governo para ampliar os investimentos no setor das energias limpas.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege cidades do Nordeste entre as que mais tem traições no Brasil
– O que a desoneração da folha de pagamento muda na sua vida?
– O que você não pode deixar de comer quando for ao Nordeste?
SOBRE O ATLAS
O Atlas foi elaborado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI) e desenvolvido a partir do modelo de transferência radiativa Brasil-SR. A ferramenta utiliza imagens de satélites e dados meteorológicos de 24 estações solarimétricas em superfície. O Atlas possibilita consultar a infraestrutura disponível de subestações e linhas de transmissão, características de relevo, áreas de proteção ambiental, entre outras informações.
O coordenador do projeto do CGPDI ressaltou que o Atlas confirma o Sertão como a região que tem o maior nível de radiação do estado.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege cidades do Nordeste entre as que mais tem traições no Brasil
– O que a desoneração da folha de pagamento muda na sua vida?
– O que você não pode deixar de comer quando for ao Nordeste?
O presidente da Associação Brasileira de Energia Solar destacou que a iniciativa privada passa a ter informações estratégicas para investir no estado.
Diversas autoridades, incluindo o vice-governador, o presidente da Assembleia Legislativa, o prefeito de João Pessoa, vereadores e auxiliares da gestão estadual, estiveram presentes à solenidade.