Início » Política » Paraíba ganha iniciativa para potencializar adoção de animais resgatados

Política

Paraíba ganha iniciativa para potencializar adoção de animais resgatados

A Paraíba ganhou uma iniciativa que marca um novo e brilhante capítulo na proteção animal. Trata-se da Lei 13.930/25, de autoria do deputado Felipe Leitão, que cria o Programa Estadual de Apoio à Adoção de Animais Resgatados ...
Redação, da Agência NE9
25 de setembro de 2025 - às 10:06
Atualizado 25 de setembro de 2025 - às 10:06
3 min de leitura
caes e gatos
Cães e gatos estão entre os animais domésticos que terão carteira de identidade.

A Paraíba ganhou uma iniciativa que marca um novo e brilhante capítulo na proteção animal. Trata-se da Lei 13.930/25, de autoria do deputado Felipe Leitão, que cria o Programa Estadual de Apoio à Adoção de Animais Resgatados – o CUIDA PET.

A princípio, esta iniciativa pioneira tem um objetivo nobre e claro: promover e facilitar a adoção consciente de cães e gatos que estão sob os cuidados de protetores independentes e ONGs. Mais do que uma lei, o CUIDA PET é um abraço do poder público a todos aqueles que dedicam suas vidas a resgatar e cuidar dos animais abandonados.

Como o CUIDA PET vai funcionar na prática?

Ao mesmo tempo, a grande inovação do programa é o suporte concreto e gratuito aos novos tutores. Assim, muitas pessoas que têm vontade de adotar, mas se preocupam com os custos iniciais de veterinário, vacinas e castração, agora terão um suporte. O CUIDA PET chega para eliminar essa barreira!

Dessa forma, ao adotar um animal cadastrado por uma entidade ou protetor parceiro, o novo tutor receberá um pacote essencial de serviços veterinários gratuitos.

O que inclui o pacote de benefícios do CUIDA PET?

Serviço Veterinário Oferecido GratuitamenteDescrição
Atendimento Clínico InicialPrimeira consulta para avaliação geral da saúde do animal.
Vacinação ObrigatóriaAplicação de todas as vacinas previstas em lei (ex: V8/V10, antirrábica).
VermifugaçãoAdministração de remédio para vermes.
Esterilização Cirúrgica (Castração)Realizada se o animal ainda não for castrado, controlando a superpopulação.

Um ciclo de cuidado completo

O programa é inteligente e estratégico. Ao apoiar o adotante no começo da jornada, ele:

  1. Incentiva a adoção: Remove o obstáculo financeiro inicial.
  2. Garante animais mais saudáveis: Assegura que o animal adotado já começará sua nova vida com saúde em dia.
  3. Previne o abandono: A castração gratuita é fundamental para controlar a reprodução e, consequentemente, reduzir o número de animais abandonados no futuro.
  4. Fortalece protetores e ONGs: Apoia o incansável trabalho das redes de proteção, que poderão direcionar seus recursos limitados para outros resgates.
Plenário da ALPB

A lei foi debatida e aprovada no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Parcerias para um bem maior

Portanto, a lei prevê que o Estado poderá firmar parcerias com clínicas veterinárias, universidades e outras instituições. Desse modo, isso significa que o CUIDA PET tem o potencial de se tornar uma grande rede de solidariedade em prol dos animais, unindo o setor público e privado.

A sanção da Lei CUIDA PET é uma vitória para a sociedade paraibana. É um sinal de evolução, compaixão e responsabilidade. Agora, milhares de patinhas têm uma chance real de encontrar um lar definitivo, com saúde e dignidade. A Paraíba mostra, mais uma vez, que cuidado e amor pelos animais são valores que fazem a diferença!

LEIA TAMBÉM