Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o padre Gleiber Dantas, de Caicó, no Rio Grande do Norte, tomando uma dose de cachaça em frente à Casa de Cultura da cidade. O religioso, que ficou famoso durante a pandemia de Covid-19 por fazer uma live se balançando em uma rede, provou um extrato destilado de cana de açúcar e fez um brinde bem-humorado.
Na gravação, Dantas diz: “Tudo demais é veneno! Se for beber, não dirija, se for dirigir, não beba! Agora, ao beber de forma moderada, nunca deixe de fazer o brinde que eu sempre faço”. Em seguida, ele completa: “Viva Deus e morra o cão, porque quem gosta de tristeza é o diabo, como diz Ariano Suassuna”. O padre então dá um gole na cachaça e sorri.
A cena divertiu os seguidores do clérigo, que elogiaram sua simpatia e sua cultura. Alguns comentários foram: “Padre mais gente boa do Brasil”, “Esse padre é uma figura”, “Adoro as referências literárias dele” e “Ele é muito carismático e inteligente”.
O padre Gleiber Dantas é conhecido por sua proximidade com o povo e por sua paixão pela cultura nordestina. Ele costuma citar obras de autores como Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Graciliano Ramos em suas homilias e nas redes sociais. Ele também gosta de música, teatro e cinema, e já participou de vários projetos culturais na região.
O vídeo do padre tomando cachaça foi publicado no último sábado (7) em seu perfil no Instagram, onde ele tem mais de 40 mil seguidores. A publicação já tem mais de 200 mil visualizações e milhares de curtidas e comentários. O padre também tem um canal no YouTube, onde posta vídeos sobre temas variados, como fé, política, educação e cultura.
Ver essa foto no Instagram