Uma hilária tese de que os Beatles são do Nordeste voltou a rodar a internet neste final de semana. Nas postagens que estão rodando nos grupos de Whatsapp, Facebook e demais redes sociais, um texto apócrifo acompanha uma imagem e a teoria de que o quarteto de Livepool na verdade é do sertão nordestino.
A imagem abaixo mostra os quatro garotos de Liverpool em cima do que seriam jumentos.
“Raríssima foto dos Beatles em Feira de Santana/BA, na época em que a banda ainda se chamava “Os Britos” e era formada por João de Heleno (Jonh Lennon), Paulo Macaco (Paul McCartney), Jorge de Hérilson (George Harrison) e Ringo Está (assim chamado porque, em todo fim de semana os amigos iam na casa dele convidá-lo para uma pelada e gritavam: Ringo está ? Como nunca estava, essa pergunta virou apelido). As músicas dos Britos eram estranhas, por isso eles precisaram se mudar do sertão nordestino para a Inglaterra e a partir de lá conquistaram o mundo …”, diz o texto apócrifo.
LEIA TAMBEM:
– O dia em que Raul Seixas e Jackson do Pandeiro se encontraram para gravar um clássico da música brasileira
– Do Nordeste para o mundo: Cangaço Novo vira fenômeno e é 1º lugar em 41 países
Ligação dos Beatles com o Nordeste não é novidade
A ligação da maior banda que já passou pelo universo pop com o Nordeste é coisa antiga. Mesmo sem comprovação, muitas teorias surgiram ao longo dos anos, como aquela em que eles iriam gravar Asa Branca, clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira que ficou eternizada na voz do Rei do Baião.
O jornalista Edmundo Leite, que fez uma matéria para o Estadão falando sobre o assunto, comentou nas suas redes sociais essa história.
Ver essa foto no Instagram
O que os Beatles tem realmente a ver com o Nordeste?
A ligação dos Beatles com o Nordeste do Brasil é um tema interessante e curioso. Elencamos aqui estão alguns tópicos que podem ajudar a entender essa relação:
- Os Beatles foram uma grande influência para a música popular brasileira, especialmente para artistas como Gilberto Gil, que reconhece o talento e a originalidade do quarteto de Liverpool e viu na mistura deles com elementos nordestinos uma inovação artística brasileira que viria a ser o Tropicalismo.
- A música dos Beatles também inspirou o surgimento de novas formas de expressão musical no Nordeste, como o “Beatles Cordel”, um espetáculo que mistura as canções dos Fab Four com ritmos regionais como xote, baião, frevo e ciranda.
- O Beatles também é fonte de inspiração para diversos artistas do Nordeste como Raul Seixas, Belchior e Zé Ramalho.
- O Nordeste já teve o privilégio de ter shows de dois beatles: Paul Mccartney esteve em Recife em 2012 por duas vezes em Salvador. (2012 e 2017). Na apresentação que ocorreu na capital pernambucana. Paul chegou a falar algumas frases em português e até soltou um “é um prazer tocar na terra do Rei do Baião”. Já Ringo Starr tocou em Recife em 2011.
LEIA TAMBÉM:
– Internautas ‘tentam provar’ origem dos Beatles no Sertão do Nordeste
– Última etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados do Nordeste
– Por que o Nordeste é a região de grande destaque do Brasil em 2023?
– Lula confirma que Nordeste ganhará unidade do ITA e 1º vestibular já tem data
A história do quinto beatle em Campina Grande
Essa história dos Beatles do Nordeste também tem um lado ficcional no audiovisual. Isso porque um curta-metragem produzido e dirigido em Campina Grande traz a história de um garoto campinense que conheceu ninguém menos que o Paul Mccartney, que teria se inspirado em duas ideias musicais para conceber o quarteto de Liverpool.
O curta-metragem completo você confere abaixo.