O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoOrquestra Sinfônica do Recife e Aria Social voltam a apresentar concertos...

Orquestra Sinfônica do Recife e Aria Social voltam a apresentar concertos sob a regência da maestrina Rosemary Oliveira nesta quarta e quinta

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e o Aria Social, sob a regência da maestrina Rosemary Oliveira, preparam-se para apresentações no Teatro de Santa Isabel nos dias 29 e 30 de novembro. Este concerto, que marcou história ao ser conduzido por uma maestrina após 73 anos, retornará ao teatro para mais duas apresentações. As iniciativas são promovidas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, e contam com a participação dos cantores líricos Rodrigo Lins e Gleyce Vieira, integrantes do projeto, e 58 jovens do Coro do Aria Social.

Os concertos gratuitos terão início às 20h, com ingressos distribuídos via Conecta Recife, no dia anterior às apresentações, e na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

- Continua depois da publicidade -
pernambuco evento Aria Social 2
pernambuco evento Aria Social 2

Antes das apresentações noturnas, na terça-feira (28/11), a maestrina Rosemary Oliveira e membros do Coro do Aria Social participarão do Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife, destinado a alunos da rede municipal de ensino. Essa iniciativa visa formar plateia para a música erudita e ampliar o conhecimento musical de crianças e jovens, proporcionando uma oportunidade única de conhecer os instrumentos que compõem a orquestra.

LEIA TAMBÉM:
Ranking elege cidades do Nordeste entre as que mais tem traições no Brasil
O que a desoneração da folha de pagamento muda na sua vida?
O que você não pode deixar de comer quando for ao Nordeste?

Nos concertos, a primeira parte do programa incluirá árias de “Bodas de Fígaro” de Mozart, como “Se vuol ballare”, “Voi, Che Sapete” e “Cinque… diece… venti… trenta”, com solos de Rodrigo Lins e Gleyce Vieira. A segunda parte destacará a “Missa Armorial”, obra-prima do compositor pernambucano Capiba, com arranjo do maestro Clóvis Pereira, e o Coro do Aria Social, que não apenas canta, mas também realiza uma coreografia impactante, conferindo uma bela plasticidade visual. A maestrina Rosemary Oliveira foi convidada para reger a orquestra, tornando-se a primeira mulher a conduzir a Sinfônica do Recife desde a apresentação de Leonídia Sodré em setembro de 1950.

Rosemary expressa sua emoção ao retornar ao Teatro de Santa Isabel com a OSR, enfatizando a alegria, a emoção, a responsabilidade e a concentração que essa experiência proporciona. Além disso, destaca a gratidão ao maestro Lanfranco pelo convite, à OSR pela recepção calorosa e a Cecília Brennand pelo apoio em sua jornada musical.

LEIA TAMBÉM:
Cinco destinos ‘fora da curva’ para curtir o carnaval no Nordeste
Lampião: Herói ou bandido? Novas teorias reacendem discussão

Cecília Brennand, presidente do projeto Aria Social, expressa sua felicidade ao apresentar novamente esse concerto, que combina música, voz e movimento, ressaltando a grandiosidade da Missa Armorial, obra-prima de Capiba. Além disso, destaca a qualidade artística impressionante da maestrina Rosemary Oliveira, a primeira mulher a reger a OSR em 73 anos, elogiando seu talento e delicadeza na condução da orquestra. Agradece ainda à OSR, ao secretário municipal de Cultura, Ricardo Melo, e ao maestro Lanfranco Marcelletti Jr. pelo apoio e sensibilidade em relação à maestrina Rosemary.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos