Início » Destaques » Orquestra Sinfônica de João Pessoa realiza concerto com obras de Carl Nielsen e Mozart

Destaques

Orquestra Sinfônica de João Pessoa realiza concerto com obras de Carl Nielsen e Mozart

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza, nesta sexta-feira (8), o 6º concerto oficial da temporada 2025, com obras do compositor dinamarquês Carl Nielsen e também a Sinfonia nº 40 do compositor austríaco Wolfgang ...
Redação, da Agência NE9
8 de agosto de 2025 - às 05:06
Atualizado 8 de agosto de 2025 - às 05:06
4 min de leitura



A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza, nesta sexta-feira (8), o 6º concerto oficial da temporada 2025, com obras do compositor dinamarquês Carl Nielsen e também a Sinfonia nº 40 do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. O evento acontece no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico da cidade, a partir das 19h, e o público tem acesso gratuito.

“É uma alegria anunciar um novo concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Há quatro anos, nós temos realizado, de forma estrutural e sistemática, os concertos da Orquestra Sinfônica que são um sucesso sempre. O Museu de São Francisco abre suas portas para os ensaios da nossa orquestra e lá é um ambiente muito propício para a música instrumental”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, que faz agradecimento e elogio ao maestro Nilson Galvão, aos músicos e musicistas.

“Todos têm a capacidade técnica e estética extremamente qualificada. Agradeço também à equipe do Museu São Francisco que acolhe sempre os nossos projetos culturais. A cidade de João Pessoa ganha com esses concertos, o público sempre se faz presente. Nós temos um público muito fiel aos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal”, acrescenta.

O maestro Nilson Galvão explica que a Orquestra vai apresentar duas obras, uma do dinamarquês Carl Nielsen, que vai ser de flauta e orquestra e, na segunda parte, a Sinfonia nº 40, de Mozart. Ele observa que são duas obras de extrema importância para o repertório de orquestra. É a penúltima sinfonia que Mozart escreveu, muito conhecida e um marco tradicional que está no repertório de todas as orquestras do mundo.

FOTO Daniel Silva e Reprodução
FOTO Daniel Silva e Reprodução



“É uma sinfonia interessante porque, das 41 que Mozart escreveu, duas são em tom menor e essa é uma delas, em Sol menor. É uma sinfonia que fala um pouco do afeto, da questão da melodia em relação ao afeto. Apesar de ter elementos nublados, tem uma beleza muito interessante, com melodias belíssimas”, descreve.

Já o concerto de flautas, com obras do compositor Carl Nielsen, é uma das obras mais importantes para flauta, inclusive flautistas do mundo inteiro estudam essa peça que é parte fundamental do concurso Carl Nielsen que acontece na Europa.

“É uma peça que tem dois movimentos, uma linguagem bem diferente, já que Nielsen é um compositor que vem desse romantismo tardio, nacionalista na Dinamarca e já adentra ao Século XX. Tem uma linguagem diferente do que costumamos ouvir, com elementos bem modernos na sua composição e acredito muito que o público vai gostar”, acrescenta o maestro.



James Strauss – O solista será o pernambucano James Strauss, radicado em Viena, na Áustria. O músico é laureado da Carl Nielsen & Anne Marie Carl-Nielsen Foundation, uma das instituições mais prestigiadas da Dinamarca, que reconhece intérpretes de destaque dedicados à obra do grande compositor dinamarquês. Sua gravação integral das obras de Carl Nielsen para flauta, lançada pela Universal Music, recebeu elogios unânimes da crítica especializada.

Além disso, James foi premiado com a Goldene Mozartmedaille, condecoração concedida pela tradicional Mozartgemeinde Wien (Sociedade Mozart de Viena) por sua gravação completa das obras de Mozart para flauta, consolidando sua reputação como um dos principais intérpretes do repertório clássico e romântico europeu.

Com uma carreira que o levou aos mais importantes palcos da Europa, Ásia e Américas, Strauss se destaca não apenas como intérprete virtuose, mas também como pesquisador e divulgador do repertório brasileiro e latino-americano, mantendo sempre um elo com suas raízes culturais.

LEIA TAMBÉM

Assuntos