Proposta de empresa pernambucana nascida no Porto Digital é oferecer uma nova forma de vivenciar a cidade. Maceió receberá 5 Smartlets ainda em 2022
Alagoas vai ser o primeiro estado do Brasil a receber um sistema que propõe uma nova forma de vivenciar a cidade e a tecnologia em ambientes abertos. A Orla da capital, Maceió, ganhará nos próximos meses cinco unidades de mobiliários inteligentes urbanos – uma proposta de equipamento de convivência conectado para integrar pessoas fora de casa. O Smartlet – como foi batizado – foi criado e patenteado pelas empresas pernambucanas Videoporto Mídia e HephaEneregy e será um equipamento público gratuito, à base de energia solar, oferecendo internet, telas de led informativas e possibilidade de convivência conectada ao ar livre.
“A gente concebeu o Smartlet como um parklet – que já existe em diversas regiões do Brasil e do mundo e normalmente precisa estar atrelado a um estabelecimento comercial – e desenvolveu um equipamento público de convivência – conectado com a tecnologia – com ações para integração de pessoas e pensando da possibilidade do ‘out of home’ – um segmento que está crescendo muito no Brasil depois que a tecnologia passou a ajudar as mídias de rua”, explica Fernando Carvalho, sócio-diretor da Videoporto Mídia – empresa nascida no Porto Digital do Recife.
Equipamento criado pela empresa pernambucana Videoporto propõe uma nova maneira de vivenciar a cidade/Imagem: Videoporto/Divulgação
Carvalho complementa que o nicho ‘out of home’ (fora de casa) tem crescido bastante – especialmente em cidades maiores, e que as bicicletas de aluguel são um exemplo desse segmento. O Smartlet, proposto pela Videoporto, ocupa no máximo duas vagas de estacionamento urbano (10m X 2m, cada) e foi pensado para se adequar às exigências de um mundo conectado e em acordo com a nova realidade climática – com zero emissão de gases poluentes, uso de energia solar, integrado às exigências ESG (governança ambiental, social e corporativa, numa tradução do inglês).
“A proposta é ser mais um espaço de convivência, considerando que as pessoas precisam interagir, valorizando o espaço público. O Smartlet é focado nos pedestres, atende às leis de mobilidade urbana e é autossustentável energeticamente, pois a energia para o funcionamento é gerada por painéis solares instalados na estrutura. Toda energia extra gerada é redirecionada para a rede”, explica Fernando Carvalho – destacando que o Smartlet foi desenvolvido pela Videoporto, em parceria com a HephaEnergy (empresa especializada em sensores tecnológico, que entra com o conhecimento e experiência de geração de energia solar.
“A HephaEnergy já trabalhava com mobiliário urbano para ambientes corporativos; agora, com a parceria com a Videoporto – vamos trabalhar com mobiliários inteligentes públicos”, ressalta o empresário.
O Smartlet pretende ser um equipamento em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, na medida em que se conecta com questões de sustentabilidade, inclusão social e digital – oferecendo internet pública de qualidade; sustentabilidade – feito de aço e madeira plástica reciclável. No local também será possível acessar a internet de forma gratuita e carregar dispositivos móveis.
A partir da experiência em Maceió, a Videoporto espera que o Smartlet possa ser instalado em outras cidades brasileiras e no exterior – oferecendo uma forma diferente de convivência tecnológica no espaço público. “Existe interesse de algumas empresas de colocarem o Smartlet em locais privados. Mas originalmente ele foi pensado para ambientes públicos urbanos, grandes vias, orlas, lugares com grande circulação de pessoas. Estamos felizes pela concessão para colocar os equipamentos em Maceió e acredito que vamos impactar muitas pessoas”, considera Fernando Carvalho.
Aeroporto de Fernando de Noronha com sistema de informações digitais
Outra iniciativa ‘out of home’ da empresa pernambucana foi instalada no Aeroporto de Fernando de Noronha no último mês de março. O aeroporto do arquipélago conta agora com um sistema de informação com monitores de digitais de alta definição, atualizados em tempo real, de forma remota, acompanhando os principais fluxos de passageiros.
Sistema de informação instalado no Aeroporto de Fernando de Noronha tem alta definição e é atualizados em tempo real/Foto: Videoporto/Divulgação
Informações sobre serviços, notícias atualizadas e também conteúdos publicitários fazem parte do sistema que se comunica com cerca de 14 mil turistas por mês que circulam no aeroporto.
A estratégia de comunicação também fornece informações sobre conservação ambiental e sobre o arquipélago. “Estar em Fernando de Noronha é uma oportunidade de se comunicar com um público estratégico, formador de opinião e também com poder de compra. Um destino que atrai uma diversidade de pessoas do Brasil e também do exterior”, complementa o sócio-diretor da Videoporto Mídia, Fernando Carvalho.
FONTE: ME// TEXTO: Juliana Cavalcanti