Início » Destaques » Operação para salvar tartaruga em extinção mobiliza dois estados do Nordeste

Destaques

Operação para salvar tartaruga em extinção mobiliza dois estados do Nordeste

Uma operação para salvar uma tartaruga em extinção mobilizou dois estados do Nordeste em uma corrida contra o tempo para salvar o animal. Caju, como foi batizada a tartaruga, foi resgatada no Delta do Parnaíba ...
Redação, da Agência NE9
2 de fevereiro de 2022 - às 15:15
Atualizado 2 de fevereiro de 2022 - às 15:15
2 min de leitura

Uma operação para salvar uma tartaruga em extinção mobilizou dois estados do Nordeste em uma corrida contra o tempo para salvar o animal.

Caju, como foi batizada a tartaruga, foi resgatada no Delta do Parnaíba no dia 13 de janeiro. Diagnosticada com pneumonia e dificuldades de locomoção, recebeu os primeiros cuidados no Instituto Tartarugas Marinhas, no litoral do Piauí.

O animal ficou por 12 dias na unidade de reabilitação do Instituto, onde foi avaliada pelo veterinário e submetida a tratamento com antibioticoterapia, fluidoterapia e aplicações de corticóide e anti-inflamatório.

Contudo, precisou ser transferida para um Centro de Reabilitação no Rio Grande do Norte (RN) para continuar o tratamento

Dessa forma, o animal foi transportado com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí, para o município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. E tudo isso em um carro coberto com esponjas na carroceria, com monitoramento dos técnicos do instituto durante toda a viagem.

A tartaruga resgatada é da espécie cabeçuda, está em extinção, tem 32 kg e 68 cm de comprimento de carapaça.

Sobre o Instituto Tartarugas do Delta

O Instituto Tartarugas Marinha é uma ONG que sobrevive com editais públicos, financiamentos de projetos de pesquisa, doações de empresas privadas ou projetos oriundos de condicionantes ambientais.

A entidade necessita de qualquer apoio para continuar desenvolvendo seu trabalho. Para ajudar o Instituto, você pode fazer doações em qualquer valor para os dados contidos no cartão virtual da ONG. Para isso, clique aqui.

Fonte: Da Redação do NE9, com o CidadeVerde.com