Uma operação para salvar uma tartaruga em extinção mobilizou dois estados do Nordeste em uma corrida contra o tempo para salvar o animal.
Caju, como foi batizada a tartaruga, foi resgatada no Delta do Parnaíba no dia 13 de janeiro. Diagnosticada com pneumonia e dificuldades de locomoção, recebeu os primeiros cuidados no Instituto Tartarugas Marinhas, no litoral do Piauí.
O animal ficou por 12 dias na unidade de reabilitação do Instituto, onde foi avaliada pelo veterinário e submetida a tratamento com antibioticoterapia, fluidoterapia e aplicações de corticóide e anti-inflamatório.
Contudo, precisou ser transferida para um Centro de Reabilitação no Rio Grande do Norte (RN) para continuar o tratamento
Dessa forma, o animal foi transportado com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí, para o município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. E tudo isso em um carro coberto com esponjas na carroceria, com monitoramento dos técnicos do instituto durante toda a viagem.
A tartaruga resgatada é da espécie cabeçuda, está em extinção, tem 32 kg e 68 cm de comprimento de carapaça.
Sobre o Instituto Tartarugas do Delta
O Instituto Tartarugas Marinha é uma ONG que sobrevive com editais públicos, financiamentos de projetos de pesquisa, doações de empresas privadas ou projetos oriundos de condicionantes ambientais.
A entidade necessita de qualquer apoio para continuar desenvolvendo seu trabalho. Para ajudar o Instituto, você pode fazer doações em qualquer valor para os dados contidos no cartão virtual da ONG. Para isso, clique aqui.
Fonte: Da Redação do NE9, com o CidadeVerde.com