Observatório de Turismo da Paraíba é selecionado para o maior evento de startups da América Latina, que esse ano tem como tema “Somos Case de Sucesso”.
Nessa segunda-feira, (14), o Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), vinculado ao NEPGHIS da UFPB, foi selecionado pelo Wakalua Innovation Hub e pelo Ministério do Turismo (MTur), na categoria Destinos, Academias e Empresas no Desafio Turistech Brasil 2021, que revela as Startups e Projetos mais inovadores do turismo brasileiro.
A 8ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), acontecerá entre os dias (17) e (19) de novembro de 2021, das 10h às 19h, e o OTPB está entre os nove finalistas do maior e mais importante evento do ecossistema de startups da América Latina.
No dia (18), das 11h às 12h, o OTPB participará ao vivo de um Pich, onde o Coordenador do OTPB, Professor Dr. Francisco Coelho Mendes, terá 3 minutos para fazer a defesa do projeto submetido.
Segundo o Coordenador do OTPB, Professor Dr. Francisco Coelho Mendes, “ter sido selecionado entre diversas empresas e instituições de ensino brasileiras foi de grande importância para o OTPB, pois é o reconhecimento do trabalho que vem sendo exercido pela nossa equipe em termos de desenvolvimento de sistemas de informação e de inovação aplicado ao Observatório de Turismo da Paraíba”. O OTPB estará apresentando seu case para representantes de empresas e de instituições públicas, nacionais e internacionais, o que dará uma grande visibilidade para o Observatório”, completou Coelho Mendes.
O evento é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), no formato gratuito e 100% online, e desta vez contemplando uma superparceria com a MCI, uma das maiores empresas de eventos do mundo.
A estimativa do CASE é atrair cerca de 30 mil participantes e trazer os principais conteúdos e tendências do mercado, assim como a cerimônia do Startup Awards, tradicional premiação que reconhece os principais agentes de inovação do cenário de empreendedorismo e inovação brasileira.
O evento é uma oportunidade imperdível para uma maior interação entre os membros do ecossistema de inovação. Em 2021, o tema do evento será “Somos Case de Sucesso”, que irá exaltar todos os empreendedores que se dedicam a empreender no Brasil e são capazes de superar os desafios a partir da inovação.
A competição é realizada pelo Ministério do Turismo do Brasil e pelo Wakalua Innovation Hub, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), Agência da ONU dedicada ao turismo, e com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Sebrae Nacional.
Serviço
8ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE)
Datas: 17 a 19 de Novembro de 2021
Horário: 10h às 19h
Inscrição gratuita: https://case.abstartups.com.br
Sobre o Observatório de Turismo da Paraíba
O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) surge com a proposta de construção conjunta e pactuada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil das regiões turísticas da Paraíba, para ser um instrumento estratégico participativo e colaborativo, com uma visão de futuro centrada em métodos modernos de captação e análises de dados, com objetivos, estratégias e programas factíveis, contemplando uma aplicação prática baseada nos princípios da sustentabilidade, na inovação dos processos, no alinhamento institucional, em orçamentos adequados, em comunicação interna e externa eficiente e eficaz, e no uso racional do patrimônio histórico-cultural, visando apoiar a tomada de decisão e o planejamento público e privado de regiões turísticas da Paraíba.
Diante desse contexto, em 10 de dezembro de 2019, foi aprovado, na 39ª reunião ordinária do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH), a criação do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), vinculado ao Núcleo de Estudos em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (NEPGHIS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Observatório conta com o apoio do Departamento de Ciências Exatas (DCX) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da UFPB, do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) e do Laboratório de Estudos em Turismo e Hotelaria (LETH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, bem como da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE) da Paraíba e do Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (GPPGHIS), registrado na PROPESQ-UFPB e credenciado junto ao CNPq. O GPPGHIS contempla as linhas de pesquisa: a) Planejamento, Gestão e Hospitalidade de Empreendimentos Sustentáveis em Turismo e Hotelaria; b) Tecnologia, Inovação, Marketing e Comunicação em Organizações Sustentáveis do Trade Turístico, visando apoiar a pesquisa de professores e colaboradores da UFPB; apoiar projetos de tese, dissertação e iniciação científica; promover o intercâmbio entre pesquisadores da UFPB e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais; desenvolver trabalhos de consultoria, pesquisa aplicada e cursos de especialização ou capacitação para organizações (públicas, privadas) e terceiro setor.
FONTE: Alessandra Lontra