Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia (MME) deu o aval ao Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), abrangendo o Leste do Maranhão, o Centro-Norte do Piauí e a Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. Está previsto um montante de R$ 300 milhões em investimentos, destinados a resolver as limitações de conexão para novos projetos de geração, ampliando a capacidade de transporte de energia elétrica nessas áreas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou que essas novas linhas representam um aumento nos investimentos para garantir maior segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, além de gerar oportunidades de emprego e renda para a população local. Ele ressaltou que essa ação do MME visa promover o desenvolvimento por meio do setor elétrico.
O POTEE foi elaborado com base em dois estudos recentes de planejamento da transmissão conduzidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esses estudos visam resolver questões operacionais no sistema de transmissão dos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba, criando espaço para a integração de novas usinas geradoras nessas regiões.
LEIA TAMBÉM:
– Belezas naturais, gastronomia e infraestrutura conquistam turistas que vieram a João Pessoa no Carnaval
– PROGRAME-SE! Carnaval de 2025 já tem data certa para a folia
– SUIÇA OU BRASIL? – A cidade europeia do Nordeste
Investimentos em geração de energia
“O Nordeste tem sido destino de grandes investimentos em geração renovável, especialmente de usinas eólicas e fotovoltaicas, o que tem demandado cada vez mais a atenção do planejamento setorial na determinação de investimentos na rede e garantir atendimento aos critérios de confiabilidade vigentes”, pontua o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.
Ao mesmo tempo, as novas linhas de transmissão e equipamentos previstos para os estados do Maranhão e Piauí estarão aptas para licitação em 2025, em leilão de transmissão a ser promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As demais obras determinadas nesta emissão do plano serão outorgadas pela agência por meio de resolução autorizativa.
O Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTTE) 2023 – 4 Emissão traz, ainda, a confirmação da manutenção da necessidade sistêmica do segundo circuito da LT 230 kV Ribeiro Gonçalves – Balsas, instalação que pertencia a contrato de concessão extinto por caducidade. Essa obra configura-se como imprescindível ao SIN para a manutenção da confiabilidade do suprimento para a região de Balsas (MA), e será ofertada no Leilão de Transmissão nº 1/2024.
REDAÇÃO com Agência Brasil