As suculentas são plantinhas na qual a raiz, folha e caule possuem tecidos que são capazes de armazenar água em quantidades maiores que as outras plantas. Desse modo, preparamos esse artigo para falar um pouco mais sobre o que são suculentas e como elas armazenam água, continue a leitura e saiba mais.
Ter plantinhas em casa, pode ser uma ótima opção para dar um charme e embelezar mais o seu espaço. E para quem não tem muito tempo para cuidar, saiba que as suculentas podem ser ótimas plantinhas para você ter na sua casa, pois precisam de um cuidado menor que as outras plantas.
Bom, mas isso não significa que é só comprar uma suculenta, colocar na sala e dar os devidos cuidados dois meses depois, pois elas necessitam de assistência também. As suculentas podem ser penduradas em vasos pequenos o que dá um charme na decoração e o melhor é que elas se adaptam em qualquer lugar. Para você entender melhor, confira logo abaixo o que são suculentas e como elas armazenam água.
Saiba agora o que são suculentas e como elas armazenam água
As suculentas são plantas que se adaptaram para armazenar água em seus tecidos, permitindo que sobrevivam em regiões áridas e com pouca chuva. Elas possuem uma grande variedade de formas e tamanhos, e podem ser encontradas em diversas partes do mundo.
De acordo com o site especializado Florificando, elas têm capacidade de armazenar água em suas folhas, caules e raízes. Bom, elas fazem isso para poder sobreviver em ambientes áridos e com pouca chuva, em lugar onde a umidade é baixa e a evaporação é super alta. Desse modo, essas plantinhas apresentam uma série de herança em suas estruturas para permitir o armazenamento de água.
Nesse caso, algumas têm folhas grossas e carnudas, outras possuem caules inchados, e ainda existem aquelas que têm raízes especiais para absorver e armazenar água. Lembrando que existem milhares de espécies suculentas, desde as pequenas até as mais grandes.
Como as suculentas armazenam água?
As suculentas têm uma série de fenômenos em suas estruturas para permitir o armazenamento de água. Algumas das principais são:
- Folhas grossas e carnudas;
- Caules inchados;
- Raízes especiais;
Folhas grossas e carnudas
Algumas suculentas têm folhas grossas e carnudas, que são capazes de armazenar grandes copos de água. Sendo assim, essas folhas são geralmente revestidas por uma camada cerosa para evitar a perda de água por evaporação.
Contudo, as folhas das suculentas geralmente são menores do que as plantas que vivem em regiões com clima mais úmido. Isso ocorre porque as folhas maiores conseguem uma superfície maior para a perda de água por evaporação.
Caules inchados
Algumas suculentas têm caules inchados, que são capazes de armazenar grandes colheres de água. Esses caules são geralmente revestidos por uma camada cerosa para evitar a perda de água por evaporação.
Os caules das suculentas geralmente são mais curtos e mais grossos do que as plantas que vivem em regiões com clima mais úmido. Isso ocorre porque os caules mais longos conseguem uma superfície maior para a perda de água por evaporação.
Raízes especiais
Algumas suculentas têm raízes especiais, que são capazes de absorver e armazenar grandes quantidades de água. Essas raízes podem ser profundas, mas isso depende das condições do solo. As raízes das suculentas geralmente são mais espessas do que as plantas normais.
De tal forma, algumas suculentas têm um sistema de raízes que se espalham amplamente, permitindo que absorvam a água da superfície do solo com mais eficiência. Isso é particularmente importante em regiões onde a chuva é escassa e a umidade do solo é baixa.
Aqui neste artigo você pode tirar suas dúvidas sobre o que são suculentas e como elas armazenam água. Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue navegando no nosso blog, assim você poderá encontrar outros artigos interessantes. Aliás, não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares que gostam de suculentas.