O presidente Lula, agora já eleito e diplomado, tem dado aos poucos a aparência que terá os ministérios do seu Governo. E se tem uma coisa que ele já deixou claro é que o Nordeste terá voz, vez e representatividade no seu mandato.
O governador da Bahia, Rui Costa é um desses nomes. Confirmado para a Casa Civil, ele chega para ser um dos homens de confiança do presidente. Outro nome de bastante relevância é o do ex-governador do Maranhão. Agora senador eleito e escalado para Ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino também tem a missão de encabeçar os auxiliares de primeira ordem de Lula.
Ex-deputado e ex-ministro do TCU, o pernambucano José Múcio vai assumir o Ministério da Defesa. Concialiador e moderado, chega com a missão de dialogar com os militares.
Nordestinas
A presidente nacional do PC do B, Luciana Santos, também se integra a esse cast de nomes de peso que vão compor o Governo Lula 3. Ex-deputada estadual e federal, Luciana é natural de Recife, e foi a primeira mulher eleita vice-governadora de Pernambuco e ainda foi prefeita de Olinda por dois mandatos. Vai ocupar o cargo de ministra da Ciência e Tecnologia.
Quem também chega para ajudar no diálogo com o setor que representará é a baiana Margareth Menezes. A cantora, que também atuou em fundações de fomento ao setor cultural, terá a missão de suprir o descaso deixado pelo atual governo em políticas públicas para a área.
Trazendo o portfólio
Quem chega para trazer o portfólio de uma experiência exitosa em seu estado é Camilo Santana. O ex-governador do Ceará será o ministro da Educação e vai levar para o Governo Federal o excelente trabalho exercido no setor no âmbito estadual.
Outro que chega para somar no elenco nordestino do primeiro escalão do Lula 3 é Márcio Costa Macêdo. Escalado como titular da Secretaria-Geral da Presidência da República, o sergipano é biólogo pela Universidade Federal do Sergipe e já ocupou o cargo de deputado federal. Também foi secretário municipal de Participação Popular de Aracaju, superintendente do Ibama em Sergipe e secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado.