Quatro estados e o DF compram ações da Gaspetro em concessionárias de gás após venda da empresa para a Compass
Governos estaduais e do DF exercem direito de compra de ações da Gaspetro em distribuidoras de gás
Mesmo com compra pelos estados da parte da Gaspetro, nada muda no comando das distribuidoras
Você vai ver aqui: Estados e o DF compram fatias da Commit em distribuidoras de gás da antiga Gaspetro. Onze das 17 usinas da crise energética podem ter contratos cancelados. Térmicas em Macaé na mira do MPF. E mais. Confira:
Aos poucos, vai ganhando contorno o novo desenho do mercado brasileiro de distribuição de gás natural.
Ao todo, quatro estados e o Distrito Federal exerceram o direito de preferência por ações detidas pela Gaspetro, agora Commit, após a compra do controle da subsidiária da Petrobras pela Compass, do grupo Cosan.
— Alagoas e Ceará compraram parcelas de 12,1% dos 41,5% que a Commit detinha na Algás e na Cegás, respectivamente. A saber se os 29,4% restantes da Commit nas duas concessionárias serão vendidos.
— Bahia e Paraíba adquiriram 41,5% da Bahiagás e PBGás, por R$ 540 milhões e R$ 50 milhões, respectivamente. Já no DF, o governo local — por meio da CEB — e a Termogás compraram 32% da CEBGás.
— Nada muda no controle dessas companhias. Ainda não está clara a estratégia de todos os estados após a compra. A Bahia, por exemplo, tem a intenção de revender ao menos parte do capital da Bahiagás no futuro.