O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoO Governo do Maranhão reduz ICMS do querosene de aviação para recuperar...

O Governo do Maranhão reduz ICMS do querosene de aviação para recuperar e ampliar a malha aérea

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) tem realizado, desde o final do ano passado, rodadas de negociações com companhias aéreas para recuperar e implementar novos voos para o estado. Durante essa semana, foram organizadas novas reuniões com gestores da AZUL(12/1), LATAM (13/1) e GOL (13/1).

Com base na resolução administrativa nº 17/20 que simplificou e reduziu a carga tributária sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV), o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, acredita que essa medida trará aumento da atividade econômica.

- Continua depois da publicidade -

“Considerando a necessidade de se restabelecer as operações de transporte aéreo regular de cargas e pessoas, o Governo do Maranhão reduziu em pelo menos metade a tributação sobre o combustível que chega a representar 1/3 dos custos das empresas aéreas. Com isso, pretendemos aumentar a movimentação dos aeroportos, hotéis e restaurantes na cidade e mesmo dos próprios aeroportos no qual estamos trabalhando para um incremento na oferta de voos”, explicou Catulé Junior.

A medida busca recompor a malha que sofreu diminuição devido a pandemia, além de beneficiar também as companhias que já operam no Maranhão desde que se comprometam a aumentar o número de rotas oferecidas.

Na pauta com companhias aéreas foram pontuadas, ainda, a aviação regional nos polos da Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses, com retomada e criação de novas rotas.

“No entanto, desde o começo do ano já foram implementados, pela GOL Linhas Aéreas, voos para Salvador e Belém que se tornarão regulares devido às negociações. Nas próximas semanas traremos anúncios e mais detalhes de novas conquistas para o estado”, pontuou o gestor da Setur, Catulé Junior.

Redução Carga Tributária
A resolução prevê a redução das alíquotas de ICMS para as empresas aéreas que operam ou vão começar a operar nos aeroportos localizados no Maranhão que anteriormente pagavam 17% e 12% de impostos, e agora poderão ter acesso a redução para 9% e 7%.

Pagará 9% de imposto a empresa que implemente ou mantenha operação em aeroporto maranhense, com pelo menos duas novas rotas (nacionais), a serem mantidas, sem que haja a retirada de operação anterior.

A menor faixa de ICMS será de 7%, para as companhias que operarem em pelos menos dois aeroportos acima de duas novas rotas interestaduais de voo, sem que haja a retirada de operação anterior.

FONTE: SECOM MA

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...