Com a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, todos os setores da economia foram afetados. O setor do Turismo foi o primeiro a sentir os impactos com o fechamento de hotéis, bares, restaurantes e a parada de grande parte dos prestadores de serviços, bem como o fim de muitos empregos. Até mesmo o agricultor familiar, que não se achava inserido na cadeia produtiva do Turismo, quando se viu sem ter como vender seus produtos para os hotéis, pousadas, restaurante etc, se deu conta de que ele fazia, sim, parte desse “tal de Turismo” que, em virtude de a maioria das pessoas não enxergarem a sua magnitude econômica e social, é pouco valorizado.
Como não entender e dar a devida importância a um setor que impacta 571 atividades da economia, e que, segundo o Ministério do Turismo, movimenta U$ 8,3 trilhões de dólares, no mundo, que representa 7,9% do PIB Nacional e que, ainda, é responsável por 1 a cada 5 empregos gerados no mundo? Mas, todo esse cenário desfavorável, onde muitas pessoas paralisaram, não impediu de Luís Baggio, proprietário da marca Gelinhos DILU de inovar o seu produto.
O Luís fabrica dindim, também chamado de sacolé, chup-chup, gelinho (em cada estado essa produto tem um nome diferente) mas, seja lá por qual nome você conhece esse delicioso produto, o fato é que a “Gelinhos DILU” destacou-se no mercado, em meio à pandemia. Com as praias “fechadas” e sem ter como vender o seu dindim, pois a praia era o seu principal local de venda, o Luís aproveitou a crise para investir no marketing digital. Com isso, melhorou a comunicação da “Gelinhos DILU” no instagram, aumentando, dessa forma, o número de seguidores. Passou, então, a vender os seus dindins pelas redes sociais. Além disso, criou novos sabores como goiaba e amendoim, utilizando sempre as frutas da região. Em relação à embalagem, o Luís Baggio, que antes da pandemia já se preocupava em diminuir o impacto ambiental e utilizava para as entregas em maiores quantidades embalagens de papelão, mudou o processo e passou a entregar os dindins em folhas de bananeira. A entrega também foi adaptada ao período da pandemia, e passou a ser feita por meio de delivery , além de firmar parceria com o aplicativo iFood.
Todo esse aprendizado durante o período imposto pelo isolamento social fez com que o Luís ficasse mais “antenado” com as oportunidades, como foi o caso do concurso cultural “#Nós Vamos”, da TV Correio/ Record TV, para o qual ele se inscreveu e foi o grande vencedor.
O Concurso foi criado para motivar o microempreendedor a superar esse período de pandemia e se reinventar, se superar e não desistir do seu negócio, ajudando, assim, a retomada da economia paraibana. O público-alvo do Concurso era micro e pequenos empreendedores, que tinham que fazer um vídeo de até 1 minuto, contando a sua história de superação durante a pandemia, postar no instagram da empresa e marcar o instagram @correiotv, com a hastag #NósVamos. O júri foi composto pela jornalista da TV Correio, Linda Carvalho, pela coordenadora de marketing da TV Correio, Andrea Formiga, pelo planejador financeiro, Guilherme Baía, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar e pelo gerente de marketing do Sebrae (PB), Fernando Ivo de Almeida que receberam os critérios de avaliação, compostos de cinco itens, a saber: a inovação da ideia, a adequação da ideia a uma solução relacionada à problemática atual, a potencialidade da ideia, o conhecimento multidisciplinar e o empreendedorismo, sustentabilidade e economia colaborativa. As notas foram de 0 a 10 e a “Gelinhos DILU” foi a grande vencedora com um total de 213 pontos.
uís Baggio receberá o prêmio equivalente ao valor de 50 Mil que será entregue no formato de campanha publicitária para a “Gelinhos DILU”, o que inclui produção e veiculação da campanha do produto do vencedor na TV Correio/Record TV, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020.
A origem da palavra empreendedorismo vem de enterpreneur, de nacionalidade francesa, que significa assumir riscos e fazer algo novo. Que o exemplo de empreendedorismo, inovação e de superação da “Gelinhos DILU” sirva de inspiração para que mais pessoas possam acreditar no seu negócio, não paralisar diante das dificuldades e empreender.
O Brasil precisa formar mais empreendedores, não para termos mais negócios, mas para termos negócios melhores, com mais qualidade, com mais responsabilidade social e ambiental. Desconheço um país com mais gente criativa que o Brasil. Por meio do empreendedorismo e da inovação, podemos tornar o país mais competitivo, mais justo, com o povo podendo ter dignidade por meio do seu próprio trabalho.
Sobre a Gelinhos DILU
A Gelinhos DILU foi descoberta na praia de Tambaú, em 2019, pela Fundadora/Presidente da ACG Turística, Mirian Rocha que estava prestando consultoria para o Sebrae, em João Pessoa e que, à época, era responsável por descobrir novos empreendedores da Economia Criativa na Paraíba. Na ocasião, o Luís Baggio foi convidado a conhecer o projeto da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC) Digital, onde participou com uma lojinha virtual.
Os dindins são fabricados de forma totalmente artesanal, livres de corantes, sem glúten e com opções veganas. O único produto industrializado da receita é o açúcar demerara, por ser mais saudável. Os demais produtos são totalmente naturais, o que torna o produto mais sadio. Os dindins são feitos com frutas selecionadas, adquiridas de pequenos agricultores, como forma de incentivar os pequenos produtores locais, pois eles produzem frutas de melhor qualidade. Existem vários sabores, desde os das frutas de época até combinados de frutas, como o de acerola com maracujá, que tem um sabor delicioso e marcante das duas frutas, além de ser muito refrescante.
Sobre a Gelinhos DILU
A Gelinhos DILU foi descoberta na praia de Tambaú, em 2019, pela Fundadora/Presidente da ACG Turística, Mirian Rocha que estava prestando consultoria para o Sebrae, em João Pessoa e que, à época, era responsável por descobrir novos empreendedores da Economia Criativa na Paraíba. Na ocasião, o Luís Baggio foi convidado a conhecer o projeto da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC) Digital, onde participou com uma lojinha virtual.
Os dindins são fabricados de forma totalmente artesanal, livres de corantes, sem glúten e com opções veganas. O único produto industrializado da receita é o açúcar demerara, por ser mais saudável. Os demais produtos são totalmente naturais, o que torna o produto mais sadio. Os dindins são feitos com frutas selecionadas, adquiridas de pequenos agricultores, como forma de incentivar os pequenos produtores locais, pois eles produzem frutas de melhor qualidade. Existem vários sabores, desde os das frutas de época até combinados de frutas, como o de acerola com maracujá, que tem um sabor delicioso e marcante das duas frutas, além de ser muito refrescante.
A venda dos dindins nas praias de João Pessoa é feita com um carrinho de mão decorado com chita e uma caixa térmica, que chamam a atenção pelo capricho e pela beleza.- Foto: Divulgação
Siga a “Gelinhos DILU” nas redes sociais instagram: @gelinhos_dilu e no facebook: Gelinhos DILU
Entregas pelo iFood ou pelo (83) 99654-2801
FONTE: ALESSANRA LONTRA