O Nordeste Está Aqui!

InícioEsportesO ano do esporte em 2021 

O ano do esporte em 2021 

2021 foi um ano um tanto quanto atípico para o esporte, de uma maneira geral e sem exceções. Isso porque o mundo estava vivendo um de seus auges da pandemia da Covid-19, sem saber ao certo como lidar com os impactos econômicos e, até mesmo, com as atividades esportivas como um todo. Mas, afinal de contas, por acaso você se lembra como foi o ano do esporte em 2021?

Ainda que tenha estourado no mundo inteiro em 2020, a pandemia da Covid-19 continuou restringindo atividades econômicas e de entretenimento (como os esportes) durante 2021. Já haviam algumas tentativas de retomadas de ligas e campeonatos importantes de diversas modalidades, mas tudo ainda era muito “experimental”.

- Continua depois da publicidade -

Ainda assim, tivemos grandes atrações esportivas em 2021. Foi um ano onde muitos campeonatos que estavam atrasados terminaram e outros que tinham que começar tiveram o seu início atrasados. Em outras palavras, foi um verdadeiro caos em termos de resultados – mas ainda assim com eventos interessantes.

Dito isso, confira um pouco mais sobre como foi o ano do esporte em 2021:

Campeonatos estaduais 

Ainda que com diversas restrições em termos de público e até mesmo de acesso por parte da imprensa, os campeonatos estaduais foram iniciados e finalizados em 2021. Mais uma vez trataram-se de competições atípicas, principalmente pela ausência de público nos estádios, mas importante para a retomada dos estados.

No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional voltaram a fazer mais uma final do Campeonato Gaúcho. Apesar de ter sido o ano em que o Tricolor Gaúcho caiu para a segunda divisão, o time começou bem, vencendo o Inter no primeiro jogo da decisão, empatando o segundo e levando o título do estadual para casa.

No Rio de Janeiro, Fluminense e Flamengo fizeram mais uma final de Campeonato Carioca – algo que vem sendo um tanto quanto comum nos últimos anos. O rubro-negro já vinha sendo considerado o time a ser vencido desde 2019 e provou isso na final: vitória por 4 a 2 no agregado e mais um título na conta.

Já no Campeonato Paulista, um resultado que pode ser considerado surpreendente para muitos. Depois de muitos anos sem conquistar o estadual, o São Paulo voltou a levantar a taça. O título veio logo contra o Palmeiras, que na época já era um dos melhores times do Brasil, em uma vitória por 2 a 0 no Morumbi. 

Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores 

Você sabe o que o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores tiveram em comum em 2021? Pois é, nada além do fato de que todas as três competições foram vencidas por uma equipe do Brasil – algo que vem se tornando cada vez mais constante no torneio continental – obviamente o único onde isso pode não acontecer.

O campeão do Campeonato Brasileiro de 2021 foi o Atlético Mineiro. Depois de 50 anos da primeira e única conquista do Brasileirão, o Galo voltou a erguer a taça em uma campanha praticamente impecável, com um time comandado pelo técnico Cuca e liderado por jogadores como Hulk, Arana e companhia.

O Galo, inclusive, não terminou aquele ano apenas com o Campeonato Brasileiro na sua lista de troféus. Na verdade, o Atlético Mineiro também se consagrou campeão da Copa do Brasil, algo que não fazia desde 2014, quando ainda contava com aquele lendário elenco remanescente de 2013, quando foi campeão da Libertadores.

Já na Libertadores, o campeão foi mais uma vez o Palmeiras de Abel Ferreira. O clube de São Paulo já havia sido campeão no ano anterior e, dessa vez, levantou a taça em cima do Flamengo – com um jogo repleto de emoções e que foi decidido no tempo extra. Uma partida simplesmente inesquecível para muitos.

NBB

No basquete, o ano de 2021 foi um dos mais importantes para o Brasil desde a primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB) – ocorrido em 2008. Isso porque a competição nacional voltava a ser realizada depois de um ano de paralisação, justamente por causa da pandemia da Covid-19.

Por um acaso, repetiu-se o campeão da edição anterior à paralisação, da temporada 2018/2019. Na temporada 2020/2021, o Flamengo se consagrou campeão em cima do São Paulo após vencer três jogos consecutivos contra a equipe paulista. Na terceira colocação ficou o Minas e, em quarto, o Paulistano.

NBA

Diferentemente da NBB, a NBA não parou durante a pandemia da Covid-19 – não ao ponto de ter o campeonato cancelado, como foi no Brasil. Ocorre que justamente em um dos anos mais difíceis da história da competição, o campeão foi um time relativamente atípico – mas repleto de potências.

Estamos falando do Milwaukee Bucks que levantou o caneco de campeão da NBA na temporada 2020-2021. Aquela foi, inclusive, apenas a segunda vez que a equipe se tornou campeã da principal liga de basquete do mundo. A última vez que isso havia acontecido foi no longínquo ano de 1971.

Naquela temporada, o melhor jogador da NBA também foi do Milwaukee Bucks. O time contava com uma das grandes promessas, hoje já considerado um dos melhores do mundo sem sombra de dúvidas, do basquete internacional: o grego Giannis Antetokounmpo, que promete impressionar também na atual temporada. 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...