Mais do que uma simples loja, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) representa uma política pública dedicada à valorização dos artesãos, suas identidades, técnicas, tradições e comunidades.
Nesta quinta-feira (23), às 19h, o Governo do Ceará abrirá uma nova loja da CeArt no Piso L1 do Shopping RioMar Papicu,em Fortaleza.
A inauguração contará com um showroom apresentando um desfile de peças que combinam roupas tradicionais com artesanato em filé, labirinto e crochê
Onélia Santana, secretária da Proteção Social (SPS), órgão que coordena a política de artesanato no Ceará, ressaltou que a CeArt já cadastrou 39.908 artesãos em 15 tipologias diferentes e, em 2023, facilitou a venda de 59.615 peças, gerando mais de R$ 4,3 milhões em vendas. Isso tem sido fundamental para a sustentabilidade do setor e a melhoria da renda e qualidade de vida dos artesãos.
“O trabalho da CeArt é crucial para promover o artesanato cearense e ampliar as oportunidades de venda para nossos artesãos. Com a inauguração desta nova loja, estamos expandindo os espaços de comercialização do artesanato do Ceará, o que se traduz em mais renda para os artesãos”, afirmou a secretária.
A CeArt apoia os artesãos do Ceará em todo o processo produtivo. Ao conhecer os artesãos e suas obras, a Central certifica a autenticidade do trabalho desses profissionais. Com o credenciamento, eles podem vender seus produtos nos espaços da CeArt e participar de eventos nacionais e internacionais. Esse processo de assessoria e qualificação melhora a qualidade dos produtos, e a certificação garante a originalidade e o valor cultural de cada peça.
LEIA TAMBEM:
– Fortaleza recebe evento que visa impulsionar o comércio eletrônico na região
– Estados do Nordeste vivem diminuição dos casos de dengue
– Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP
Nos últimos anos, o Ceará tem alcançado importantes avanços para os artesãos, incluindo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), a emissão de identidades artesanais em papel moeda para maior segurança e credibilidade, e a inauguração da Casa do Artesão Cearense, que desde outubro de 2021 já recebeu mais de 2 mil artesãos.
Outra conquista significativa foi a Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e o Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, conhecido como Selo CeArt, além da abertura de novas lojas para a comercialização dos produtos artesanais.