Início » Política » Nova lei cria diretrizes para fortalecer micro e pequenas empresas no Piauí

Política

Nova lei cria diretrizes para fortalecer micro e pequenas empresas no Piauí

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.771, de 12 de agosto de 2025, que cria a Política Estadual de Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Piauí. A princípio, a medida ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
19 de agosto de 2025 - às 07:09
Atualizado 19 de agosto de 2025 - às 07:09
2 min de leitura
Piaui tem Lei do Hidrogenio verde
Rafael Fonteles sanciona Lei da Política Estadual de Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.771, de 12 de agosto de 2025, que cria a Política Estadual de Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Piauí. A princípio, a medida tem como objetivo fortalecer o setor, incentivar a inovação e ampliar o empreendedorismo em todas as regiões piauienses. Desse modo, a publicação da nova lei ocorreu no Diário Oficial do Estado do último dia 14 de agosto,

Fortalecimento dos pequenos negócios no Piauí

Ao mesmo tempo, a nova legislação estabelece diretrizes para orientar programas e projetos públicos e privados que impactem diretamente os micro e pequenos empresários. Assim, entre os principais pontos, estão:

  • Estímulo à liberdade de empreender;
  • Incentivo à competitividade no mercado;
  • Promoção do desenvolvimento sustentável;
  • Apoio à formalização de novos empreendimentos.

LEIA MAIS – Comércio do Piauí atinge recorde histórico de pessoas ocupadas, aponta IBGE

Eixos estratégicos e inovação

Para alcançar esses objetivos, o governo definiu eixos estratégicos de atuação, que incluem a articulação institucional, a criação de políticas de inovação e a oferta de suporte técnico e financeiro aos pequenos negócios.

De acordo com o texto da lei, a execução das ações será feita de forma transversal e colaborativa, contando com a participação de órgãos públicos, entidades representativas, universidades e organizações da sociedade civil.

Desenvolvimento regional e impacto econômico

Um dos diferenciais da nova política é a atenção voltada aos territórios de menor dinamismo econômico, garantindo que o apoio chegue de forma equitativa em todo o estado. A expectativa é que a iniciativa contribua para gerar empregos, ampliar a renda e impulsionar o desenvolvimento regional.

LEIA TAMBÉM

Assuntos

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.