O surfista alagoano Caio Soriano brilhou nas imponentes ondas de Nazaré, em Portugal, ao conquistar o título da competição internacional da WSL, realizada nesta terça-feira (18).
Etapa WSL de Big Surf aconteceu em Portugual
O evento contou com a participação de cerca de 40 atletas, incluindo nomes de peso como Lucas Chumbo, atual campeão, e Pedro Scooby.
Caio fez parte de uma equipe composta por quatro atletas, onde dois surfavam e pilotavam o mesmo jet ski, alternando funções, enquanto outro atuava no jet de resgate e um spotter monitorava o mar do alto do penhasco.
Nessa formação, Caio Soriano exerceu o papel de spotter, sendo o responsável por identificar as melhores ondas para a equipe. Além dele, o time era composto pelo português Nic Von Rupp, o brasileiro Antonio Cardoso e o francês Clement Roseyro.

Nascido em Maceió, Caio, de 36 anos, destacou a importância de sua função na conquista do título: “Recentemente, escolhi a maior onda da vida do Nic Von Rupp e agora fui responsável pelas ondas que nos levaram à vitória. Sou o único alagoano a surfar em Nazaré e o único campeão mundial de ondas gigantes por equipe representando Alagoas”.
A estratégia do surfista envolve uma análise minuciosa do comportamento do mar. “Passo horas observando o movimento das ondas. Às vezes, um set tem 34 ondas, e o meu trabalho é identificar qual deve ser surfada, sempre respeitando a prioridade estabelecida pela organização do evento”, explicou.
Atualmente morando em Nazaré há dois anos, Caio comentou que a temporada de ondas em Portugal ainda não chegou ao fim. “Minha dedicação é total, mesmo estando longe da família. Agora preciso descansar, porque amanhã (quinta-feira) já vou cair no mar logo cedo”, concluiu o atleta, mostrando que o foco segue firme nas próximas ondulações.
LEIA TAMBEM
– Cidades do Nordeste duelam em números no turismo internacional
– Descubra iguarias do Nordeste imperdíveis para comer no Carnaval
– Ranking revela as cidades do Nordeste com mais shoppings
– Ceará é o 1º no Nordeste a licitar transporte metropolitano