Nordestino vence etapa WSl de Big Surf em Portugual

Surfista alagoano e campeao em competicao internacional da WSL em Portugual foto acervo pessoal
Surfista alagoano e campeao em competicao internacional da WSL em Portugual foto acervo pessoal

O surfista alagoano Caio Soriano brilhou nas imponentes ondas de Nazaré, em Portugal, ao conquistar o título da competição internacional da WSL, realizada nesta terça-feira (18).

Etapa WSL de Big Surf aconteceu em Portugual

O evento contou com a participação de cerca de 40 atletas, incluindo nomes de peso como Lucas Chumbo, atual campeão, e Pedro Scooby.

Caio fez parte de uma equipe composta por quatro atletas, onde dois surfavam e pilotavam o mesmo jet ski, alternando funções, enquanto outro atuava no jet de resgate e um spotter monitorava o mar do alto do penhasco.

Nessa formação, Caio Soriano exerceu o papel de spotter, sendo o responsável por identificar as melhores ondas para a equipe. Além dele, o time era composto pelo português Nic Von Rupp, o brasileiro Antonio Cardoso e o francês Clement Roseyro.

Surfista alagoano
Surfista alagoano,

Nascido em Maceió, Caio, de 36 anos, destacou a importância de sua função na conquista do título: “Recentemente, escolhi a maior onda da vida do Nic Von Rupp e agora fui responsável pelas ondas que nos levaram à vitória. Sou o único alagoano a surfar em Nazaré e o único campeão mundial de ondas gigantes por equipe representando Alagoas”.

A estratégia do surfista envolve uma análise minuciosa do comportamento do mar. “Passo horas observando o movimento das ondas. Às vezes, um set tem 34 ondas, e o meu trabalho é identificar qual deve ser surfada, sempre respeitando a prioridade estabelecida pela organização do evento”, explicou.

Atualmente morando em Nazaré há dois anos, Caio comentou que a temporada de ondas em Portugal ainda não chegou ao fim. “Minha dedicação é total, mesmo estando longe da família. Agora preciso descansar, porque amanhã (quinta-feira) já vou cair no mar logo cedo”, concluiu o atleta, mostrando que o foco segue firme nas próximas ondulações.

LEIA TAMBEM
Cidades do Nordeste duelam em números no turismo internacional
Descubra iguarias do Nordeste imperdíveis para comer no Carnaval
Ranking revela as cidades do Nordeste com mais shoppings
Ceará é o 1º no Nordeste a licitar transporte metropolitano