O Nordeste Está Aqui!

InícioEmpregosNordestino tem maior nível de satisfação no trabalho, mostra estudo da FGV

Nordestino tem maior nível de satisfação no trabalho, mostra estudo da FGV

Um levantamento da Instituto Brasileiro de Economia da FGV mostrou que o nordestino tem maior nível de satisfação no emprego.

Em um estudo inédito com recorte regional, a FGV/IBRE identificou que 77,5% dos nordestinos estão satisfeitos com seu atual trabalho, enquanto nacionalmente essa fatia é de 72,2%. No Sudeste, onde o mercado é mais dinâmico, os satisfeitos são apenas 66,2%.

- Continua depois da publicidade -

Mesmo que o Nordeste esteja inserido em um mercado com mais informalidade e salários abaixo da média nacional, o trabalhador da região valoriza o que tem. De acordo com o economista da FGV/Ibre, Rodolpho Tobler, “isso sugere que só ter uma ocupação já traz satisfação”, afirma.

Apesar do mercado adverso, o Nordeste registrou a maior nota no quesito bem-estar geral, com avaliação de seus próprios trabalhadores. Numa escala de zero a 10, a região teve 7,6 de pontuação, contra 7,2 no Brasil e 7,1 no Sudeste.

Leia mais:

Por que o nordestino é mais feliz?
Confira o ranking das capitais do Nordeste que mais geraram empregos em 2023
– Empresas geram 1,3 milhão de empregos no Nordeste com investimentos e incentivos
– Nordeste deve aumentar vagas temporárias em 60% com demandas do final de ano

O que os trabalhadores nordestinos mais reclamam do emprego?

Entre os insatisfeitos, 37,7% dos nordestinos apontam a alta carga de trabalho como principal causa. No Brasil, 21% apontaram este como motivo da infelicidade no emprego. O levantamento foi realizado no final do ano passado, com 2 mil pessoas, com idade acima de 14 anos.

Festival de Petiscos em Praia Bela PB

A informalidade também é outro ponto de preocupação dos nordestinos. Mais da metade dos trabalhadores do Nordeste (52,2%) está nesta condição, enquanto no Brasil essa fatia é de 39,4% e, no Sul, de 30%. Esse dado ajuda a explicar o fato de que o rendimento médio do trabalhador na região é 33% inferior à média nacional das ocupações.

Caso possível [segundo pesquisa], o 76,7% dos trabalhadores do Nordeste que trabalham por conta própria gostariam de conseguir um emprego com carteira assinada [segundo pesquisa], um patamar acima da média nacional [segundo pesquisa]de 69,6% que têm esse desejo.

A tabela abaixo mostra percentuais de satisfação dos trabalhadores do Nordeste e do Brasil.

RegiãoSatisfação no trabalho (%)Bem-estar geral (0 a 10)Alta carga de trabalho (%)Informalidade (%)Desejo de carteira assinada (%)
Nordeste77,57,637,752,276,7
Brasil72,27,221,039,469,6

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....