A história de superação de um menino autista que foi aprovado em primeiro lugar no colégio militar do Maranhão emocionou milhares de pessoas nas redes sociais. João Davi Braúna, de 12 anos, enfrentou o preconceito e a rejeição de várias escolas por causa do seu diagnóstico. Contudo, não desistiu do seu sonho de estudar em uma das instituições mais respeitadas do estado.
O vídeo do momento em que ele descobre a sua aprovação viralizou na internet e mostra a alegria e o orgulho do garoto e da sua mãe, Camila Braúna, que sempre o apoiou e incentivou. (assista abaixo)
Ver essa foto no Instagram
Uma vitória merecida
João Davi é de Caxias, no Maranhão, e tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição neurológica que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Por causa disso, ele sofreu muitas dificuldades para se adaptar ao ambiente escolar e foi recusado por diversas instituições de ensino.
No entanto, ele nunca deixou de estudar e se preparar para o concurso de ingresso do Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar do Maranhão. Ele tinha o sonho de seguir os passos do seu avô, que era militar e faleceu no começo do ano.
Com muito esforço e dedicação, João Davi conseguiu realizar o seu sonho e foi aprovado em primeiro lugar no colégio militar, superando centenas de candidatos. Ele dedicou a sua vitória ao seu avô e à sua mãe, que sempre esteve ao seu lado.
LEIA TAMBEM:
– Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
– Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
– Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador
Um exemplo de inspiração
Ao mesmo tempo, a história de João Davi comoveu e inspirou milhares de pessoas, que deixaram mensagens de apoio e admiração para ele e sua mãe nas redes sociais. Muitos internautas compartilharam outras experiências semelhantes, como a do apresentador Marcos Mion, que faz campanha pela causa do autismo.
“Vim aqui só dar parabéns para vocês. Tudo de bom”, escreveu uma seguidora.
“Parabéns, Príncipe. Você é grandão”, comentou outra.
“Que orgulho. Parabéns, família”, disse uma terceira.
João Davi vai estudar no Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, um dos mais respeitados do estado. Ele é um exemplo de que o autismo não é um obstáculo para quem tem sonhos e vontade de vencer na vida.