Duas empresárias do brejo paraibano estão entre as finalistas do Prêmio Internacional de Jornalismo de Turismo Passaporte Aberto, que reconhece as melhores iniciativas de turismo no mundo.
Luciana Balbino fundou o Restaurante Rural Vó Maria, e Maria Júlia Baracho, que abriu o Engenho Triunfo para visitação e experiência. Ambas atuam no município de Areia e contam com o apoio do Sebrae/PB para desenvolver seus negócios e promover o turismo e a economia local.
LEIA TAMBÉM:
– Três cidades do Nordeste disparam no ranking das mais competitivas do Brasil
– Estado do Nordeste já atraiu R$ 31,8 bilhões em investimentos em 2023
– Nordeste ganha Fundo Imobiliário para captar R$ 200 milhões em projeto de turismo sustentável
O prêmio é organizado pela Organização Mundial de Jornalismo de Turismo e a premiação será no dia 4 de setembro, no Panamá. Luciana Balbino concorre na categoria Empreendedores Turísticos Comprometidos, por sua dedicação em criar e divulgar o Restaurante Rural Vó Maria, que está vinculado à Associação de Moradores de Chã de Jardim. Maria Júlia Baracho concorre na categoria Melhor Proposta Turística, por oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer e vivenciar o Engenho Triunfo. As duas empresárias destacam a importância do Sebrae/PB na capacitação, no incentivo e na divulgação dos seus projetos.
Segundo a gerente do Sebrae/PB da agência de Guarabira, Jacy Viana, o trabalho das duas empreendedoras evidencia o potencial do brejo paraibano para receber novos investimentos em turismo. Ela ressalta que o Sebrae tem realizado diversas ações para fomentar o setor na região, como cursos, palestras, consultorias, seminários, feiras e caravanas. Ela também elogia o papel de liderança de Luciana Balbino e Maria Júlia na motivação de outros empreendedores e negócios locais, participando de palestras e missões técnicas.
Diferenciais
As duas empresárias são as únicas brasileiras na edição deste ano do Prêmio. A Organização Mundial de Jornalismo de Turismo divulga anualmente os indicados ao Prêmio. Além das paraibanas, a lista dos finalistas de 2023 inclui representantes do Chile, da Argentina, do Panamá, República Dominicana, México e Rússia. Os finalistas estão distribuídos em 12 categorias relacionadas ao turismo.