Cada vez mais conhecemos e acompanhamos histórias de mulheres que superaram desafios pessoais e encontraram no empreendedorismo a saída para problemas financeiros e manter o protagonismo da própria vida.
Assim, histórias de superação é o grande fio condutor por trás da criação de inúmeros negócios femininos. É o caso da empreendedora Meire Medeiros, fundadora do Grupo MM, um conglomerado de empresas ligadas ao setor de eventos e entretenimento, uma companhia que hoje fatura R$ 100 milhões. Chegar até aqui, contudo, não foi tarefa fácil. Medeiros, uma jovem nordestina, lidou com descrenças e xenofobia ao entrar no mercado de trabalho e tentar conduzir seus negócios em São Paulo.
Dificuldades no início
Nordestina e natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Medeiros chegou a São Paulo aos 15 anos para dar início à sua vida profissional. Logo de cara, lidou com a desigualdade de gênero e xenofobia. Em busca de oportunidades de emprego, ela recebeu muitos “nãos” de empresas que viam seu local de origem como empecilho para a contratação. “Lembro de que os antigos jornais de emprego vinham com um aviso pequeno, de rodapé, que dizia que aquela vaga não aceitava nordestinos. Foi algo triste, mas desafiador”, lembrou.
Ao engravidar de sua filha Ana Carolina, hoje com 35 anos, ela decidiu buscar mais flexibilidade. Junto a isso, percebeu um setor em ascensão e que logo despertou sua atenção. Assim, enveredou-se pelo o mundo da hotelaria, com destaque para a área de eventos corporativos. Ou seja, passou a organizar os grandes acontecimentos empresariais sediados em hotéis por todo o Brasil. Anos depois, ela fundou a MM, uma agência especializada em organização de eventos que hoje atende grandes empresas como Pfizer, Siemens, GE, BRF, Colgate, Youtube, Decathlon e Lenovo.
Com informações da Exame.com