Início » Política » Nordeste vive momento histórico com união de esforços para que Transposição continue beneficiando milhões de sertanejos

Política

Nordeste vive momento histórico com união de esforços para que Transposição continue beneficiando milhões de sertanejos

Os governadores do Nordeste se uniram para assinar um acordo com a União que visa garantir a operação sustentável das águas do São Francisco. O documento, assinado nesta sexta-feira (4), no Centro Integrado de Comando ...
Redação, da Agência NE9
5 de agosto de 2023 - às 07:43
Atualizado 5 de agosto de 2023 - às 07:43
3 min de leitura
O terceiro eixo da Transposição será uma das prioridades do Novo PAC.

Os governadores do Nordeste se uniram para assinar um acordo com a União que visa garantir a operação sustentável das águas do São Francisco. O documento, assinado nesta sexta-feira (4), no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa (CICC), prevê a viabilização de recursos para obras hídricas, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

O anfitrião do evento, o governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou que o acordo representa a continuidade e sustentabilidade do sistema que já beneficia milhões de nordestinos. Ele afirmou que mais de um milhão de pessoas na Paraíba já são beneficiadas pela água que passa pelo Rio Paraíba e que o futuro do projeto está garantido.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, celebrou o momento histórico para a região e disse que o governo federal assume o compromisso principal em relação à obra de transposição com toda sua manutenção, infraestrutura hídrica, revitalização de bacias água para consumo humano, produção de alimentos e governança do sistema.

Também participaram da cerimônia as governadoras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Fátima Bezerra e Raquel Lyra, respectivamente, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Eles elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância da integração entre os estados e a União para garantir a segurança hídrica da região.

LEIA MAIS:

O que é a Transposição do São Francisco?

A Transposição do São Francisco é uma obra que leva água do rio São Francisco para as regiões semiáridas do Nordeste. O projeto é dividido em dois eixos: Norte e Leste. O Eixo Norte leva água para os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eixo Leste leva água para os estados de Pernambuco e Paraíba. A obra já está em funcionamento desde 2017 e beneficia cerca de 12 milhões de pessoas.

A distribuição da água é feita por meio de canais, túneis, aquedutos e estações de bombeamento. O projeto contempla 390 municípios da região.

A tabela abaixo mostra a extensão, estados e pessoas beneficiadas com a Transposição.

Eixo Extensão (km) Estados beneficiados Número de pessoas beneficiadas
Norte 260 Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte 7 milhões
Leste 217 Pernambuco e Paraíba 5 milhões