A Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) está colaborando com professores dos departamentos de Engenharia Mecânica e Inovação e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para desenvolver uma máquina capaz de colher cana-de-açúcar em terrenos elevados, característicos do estado de Pernambuco e de alguns outros locais do Nordeste.
Origem da Iniciativa
A iniciativa partiu do Departamento Técnico da AFCP, liderado pelo diretor Paulo Giovanni e pelo engenheiro agrônomo Álvaro Rodrigues. A necessidade surgiu devido à predominância da colheita manual nessas áreas, causada pela falta de equipamentos apropriados.
Objetivo do Projeto
O objetivo é aproveitar o conhecimento dos professores da UFPE para criar uma solução eficaz para a colheita de cana em Pernambuco e em toda a região nordestina.
Participantes da Reunião
A reunião contou com a participação do presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, e do consultor Thiago Cintra, que tem ajudado a entidade na busca por recursos da Finep. A AFCP, juntamente com sua Cooperativa Agroindustrial (Coaf), está empenhada em superar os desafios relacionados à colheita de cana na região.
LEIA TAMBÉM:
– Destino no Nordeste é a 3ª melhor melhor trilha do mundo
– Joia do Nordeste é eleita a melhor opção de viagens no Brasil
– Pesquisadores do NE descobrem nova espécie de ave da caatinga
– Conheça o bar do Nordeste eleito um dos melhores do mundo
Declaração da AFCP
“A intenção é utilizar o conhecimento dos renomados professores da UFPE para encontrar uma solução viável para Pernambuco e toda a região nordestina no que diz respeito à colheita de cana“, afirmou a AFCP em comunicado.