O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoNordeste vai sediar reunião internacional inédita das 20 maiores economias do mundo

Nordeste vai sediar reunião internacional inédita das 20 maiores economias do mundo

A Bahia será palco de um evento histórico para a cultura brasileira e mundial. Em outubro de 2024, o estado nordestino vai receber a reunião dos ministros e ministras da Cultura do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, que participou da reunião ministerial da Cultura do G20 na Índia, neste domingo (27).

A reunião na Bahia faz parte da agenda do Brasil como presidente do G20, cargo que será assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro deste ano. O encontro será uma oportunidade para debater temas relevantes para a cultura global, como a diversidade cultural e a inclusão social, os direitos autorais e as tecnologias digitais, os impactos da cultura no desenvolvimento e a preservação do patrimônio cultural (material e imaterial).

- Continua depois da publicidade -

A escolha do Nordeste, especificamente da Bahia como sede da reunião, é um

A Bahia é um dos polos culturais mais ricos do mundo.

reconhecimento da sua importância cultural para o Brasil e para o mundo. A Bahia é um estado rico em manifestações artísticas, religiosas, gastronômicas e históricas, que expressam a diversidade e a criatividade do povo brasileiro. A Bahia também é um exemplo de como a cultura pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico, gerando emprego, renda e cidadania.

LEIA TAMBÉM
– PARA APROVEITAR O NORDESTE: Azul terá novas rotas e rede de voos expandida saindo de Recife na alta temporada
– Presidente de Comitê da Otan quer o Nordeste independente do Brasil
– Vinho nordestino surpreendente pelo sabor, diversidade e ajuda do Rio São Francisco

O Brasil de volta ao cenário internacional

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, comemorou a notícia e afirmou que o estado está preparado para receber os representantes do G20 com muita força e potência cultural. “Essa importante agenda é resultado da volta do Brasil ao cenário internacional e também da nossa parceria com o Governo Federal. O alinhamento das políticas culturais fortalecem nossas ações e garantem avanços para a cultura baiana. Estamos muito felizes com essa notícia e com a certeza de que teremos um momento de muita força, com a possibilidade de promovermos intercâmbios e projetarmos para o mundo toda a potência e diversidade da cultura baiana”, disse.

Não foi à toa a escolha de Salvador para sediar o encontro.

A reunião dos ministros e ministras da Cultura do G20 acontecerá em Salvador, a capital baiana, que é considerada uma das cidades mais culturais do Brasil. Além da reunião oficial, os participantes poderão conhecer as diversas atrações culturais da cidade, como o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Farol da Barra, entre outras. A reunião também contará com apresentações de artistas locais, que mostrarão a riqueza musical, teatral, literária e visual da Bahia.

O que é o G20?

O G20 é um fórum internacional que reúne os líderes das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. O grupo foi criado em 1999 para discutir questões econômicas globais, mas também aborda outros temas de interesse mundial, como a cultura. O Brasil faz parte do G20 desde a sua fundação e já sediou duas reuniões do grupo: em 2008, em São Paulo, e em 2018, em Buenos Aires.

A tabela abaixo mostra os países que formam o G20.

PaísContinente
África do SulÁfrica
AlemanhaEuropa
Arábia SauditaÁsia
ArgentinaAmérica do Sul
AustráliaOceania
BrasilAmérica do Sul
CanadáAmérica do Norte
ChinaÁsia
Coreia do SulÁsia
Estados UnidosAmérica do Norte
FrançaEuropa
ÍndiaÁsia
IndonésiaÁsia
ItáliaEuropa
JapãoÁsia
MéxicoAmérica do Norte
Reino UnidoEuropa
RússiaEuropa/Ásia
TurquiaEuropa/Ásia
União EuropeiaÉ o 20º membro

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....