A Inpasa, maior produtora de etanol de milho da América Latina, com operações no Brasil e Paraguai, anunciou a construção de uma nova biorrefinaria em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. A nova unidade terá um investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.
Fábrica será naugurada em 2026
Em comunicado oficial, a empresa destacou a escolha estratégica da cidade baiana, que é um importante polo do agronegócio no Brasil. “Estamos entusiasmados em nos estabelecer em Luís Eduardo Magalhães, uma das cidades que mais cresce no país, e contribuir para o aumento da produção de milho e sorgo, promovendo avanços tecnológicos e maior liquidez para os produtores locais”, declarou a Inpasa.
O protocolo de intenções entre a Inpasa e o governo baiano, representado pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi formalizado em uma reunião na última terça-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador.
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste já “rodou o mundo” há 2 bilhões de anos
– Estado do Nordeste lança edital de concurso com 4 mil vagas
– Cometa do Século: Nordeste se prepara para espetáculo no céu
– Nordeste tem 2 cidades do interior entre as mais eficientes do Brasil
O encontro contou com a participação de autoridades locais e representantes da empresa.
Além da parceria, foi assinado um decreto que estabelece novas diretrizes de incentivos fiscais para a produção de etanol na Bahia.
LEIA MAIS – Bahia lança decreto de incentivo a produção de Etanol
Entre as medidas, destaca-se o crédito presumido de 75% do ICMS sobre as operações com diferentes tipos de etanol e produtos relacionados ao setor.